CET desenvolve Programa Rota Escolar Segura em regiões periféricas

COHAB José Bonifácio recebeu melhorias para a travessia segura de crianças e jovens. Em 2017, 1.130 se feriram e 58 morreram em acidentes de trânsito na capital paulista.
O Programa Rota Escolar Segura, criado pela CET para tratar a mobilidade de áreas escolares onde a maior parte dos estudantes faz o trajeto casa-escola a pé, teve seu projeto piloto implantado no Conjunto Habitacional José Bonifácio – Setor 4, em Itaquera, na Zona Leste, em maio. Em julho e agosto, dois locais ali ganharam uma minirrotatória e uma chicana, propiciando mais segurança à circulação de escolares.
As sinalizações horizontais são definitivas e estão na Rua Jardim Tamoio, no cruzamento com a Rua Cristóvão de Salamanca (minirrotatória) e no trecho entre as ruas Luciano Bazar e Nagib Farah Maluf (chicana).
A área do piloto foi delimitada pelo quadrilátero das ruas Jardim Tamoio, Luís Mateus, Av. Nagib Farah Maluf e R. Agrimensor Sugaya. Previu a implantação de rotatória com avanço de passeio, chicana, lombadas, 21 novas faixas de travessias, seis faixas de pedestres com canteiro central de apoio, semáforos para pedestres e alteração de circulação de algumas vias próximas a escolas, com melhoria na sinalização de embarque e desembarque de veículos escolares.
Antes de se tornarem permanentes, a minirrotatória e a chicana foram sinalizadas temporariamente, em maio, quando os técnicos da CET tiveram a oportunidade de observar o comportamento real da população antes e durante a intervenção, avaliar seu impacto bem como a receptividade das medidas propostas.
“Notamos um aumento no respeito à sinalização e mudanças de comportamento pela sensibilização do ambiente criado. A transformação de um espaço rotineiro incentivou a educação das crianças e jovens, de como se comportarem no trânsito, além de multiplicarem estes novos hábitos entre seus familiares”, avalia Telma Micheletto, supervisora do DEA/GST.
Foi proposta, também, uma sinalização diferenciada para identificar a Rota Escolar Segura: a placa de advertência de área escolar receberá a cor verde limão no fundo. Além disso, foi pintada legenda do “boneco pedestre” em amarelo, para chamar a atenção dos motoristas quanto à presença de escolares na via.
Em 15/09, a CET alterou a circulação de algumas ruas, regulamentadas com sentido único visando melhores condições de segurança e fluidez no trânsito local. Assim, vias como a Águas de Março, Coração Brasileiro, Fascinação, Canção do Novo Mundo e Amor de Índio passaram a operar em mão única.
Novo conceito – O Rota Escolar Segura, desenvolvido pelo Departamento de Segurança de Modos Ativos (DEA/GST), é um programa que almeja reduzir o risco de acidentes de trânsito envolvendo crianças e jovens no trajeto casa-escola feito muitas vezes a pé, e não só no entorno de uma unidade de ensino apenas. São diretrizes desta iniciativa:
- Melhorar a visibilidade das crianças nas travessias de pedestres (propondo travessias elevadas e avanços de passeio junto às travessias);
- Propiciar maior segurança aos alunos próximo aos portões de entrada e saída das escolas (extensões de passeio, áreas de interação);
- Aumentar a utilização das faixas de pedestres pelos estudantes: propor distâncias menores entre travessias, reduzir a extensão da travessia, implantar focos semafóricos para pedestres, iluminar as faixas;
- Implantar sinalização de redução de velocidade (30 km/h) acompanhada de dispositivos moderadores de tráfego, tais como: rotatórias, travessias elevadas, lombadas físicas, chicanas, estreitamento de pista.
“Como ponto prioritário da análise de segurança, destaca-se o foco na criança e adolescente como pedestre, pois suas percepções e comportamento no trânsito, bem como suas características físicas, são bastante diferentes dos adultos, o que os torna mais vulneráveis quando o assunto é trânsito”, conclui Micheletto.