Próxima ao Complexo Viário Ayrton Senna, na região do Parque Ibirapuera, a Central de Monitoramento mantida pela Companhia de Engenharia de Tráfego passou, há dois anos, por uma reforma completa. Na primeira configuração, usava tecnologia analógica, sendo as imagens exibidas apenas para o próprio túnel, com poucas disponibilizadas para a Central de Operações.
Mas em 2017, após a reforma coordenada pela área de Tecnologia da Companhia (STE/GGT), a exibição e a transmissão das imagens captadas tornaram-se digitais com equipamentos modernos disponíveis em todos os terminais de CFTV da CET, além de alguns externos (PMSP, GCM por exemplo).

 

 

A revitalização empreendida contemplou também o prédio, que recebeu nova pintura, troca de mobiliário, melhorias nos sistemas de iluminação e incêndio bem como adequações ergonômicas, contribuindo para o trabalho e bem-estar dos funcionários que ali atuam em funções como coordenador, supervisor e operador de monitoramento.
Na central do Túnel Ayrton Senna, um servidor de CFTV processa as imagens em oito terminais de operação e num vídeo wall (parede de monitores).

Outras Centrais de Túneis
– Dentre as centrais de túneis, a do Complexo Viário Ayrton Senna é a principal, marcada pela presença constante de operadores e onde há conexão remota com outros três túneis: Jânio Quadros, Jornalista Fernando Vieira de Mello e Max Feffer. Nesses não há necessidade de presença humana.
“O grande ganho desta interligação dos túneis é a integração operacional. Com isso, houve também uma redução de custos como energia, limpeza e segurança”, explica o superintendente de Tecnologia da CET, Eder Carlos de Souza.
A atualização tecnológica das centrais de operação é uma meta da STE, que visa a melhor eficiência e disponibilidade dos recursos operacionais.

 


Fotos: Marcelo Fortin / Marcos Mattos