Agentes de trânsito concluem treinamento de Gestão de Conflitos

Em um ano, 1.943 empregados aprenderam como se portar diante de uma situação de confronto iminente em campo
De 11 de abril de 2018 a 23 de abril deste ano, o módulo Gestão de Conflitos, com carga de 6 horas-aulas, foi ministrado a 1.943 agentes (do nível I ao V) e gestores de trânsito (níveis I e II) da CET. Ao longo desse período, eles tomaram conhecimento dos aspectos jurídicos e de como se portar adequadamente diante de situações de confronto iminente em campo.
O treinamento foi uma das ações propostas pela Comissão de Avaliação das Condições de Trabalho em Campo, instituída em julho de 2017 (vide Ato do Presidente 068/17) para propor medidas de combate aos casos de violência contra o corpo operacional da Companhia.
Aprimorou conhecimento, habilidades e atitudes com foco na preservação da integridade física do agente de trânsito, levando em consideração diversas nuances, como a violência no mundo atual, o modelo mental de cada ser humano, a importância da autogestão do conhecimento e o aprimoramento técnico e comportamental proposto pela Companhia aos seus Agentes de Trânsito.
O conteúdo proposto enfatizou a importância de se fazer uma gestão eficiente dos conflitos que podem surgir durante o exercício da atividade bem como das relações interpessoais (bullying inclusive), aspectos jurídicos relacionados às agressões mais comuns e procedimentos do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSS) no tocante ao apoio psicossocial no acompanhamento dos casos de violência em campo.
Satisfação – Uma pesquisa recente do RH revelou que o índice de aprovação do treinamento pelos participantes foi de 92,6%, ao término do módulo. Como pontos fortes, a maioria destacou os Aspectos Jurídicos, com esclarecimento de crimes como Ameaça, Injúria, Desacato e Abuso de Autoridade.
Multidisciplinar, o módulo Gestão de Conflitos foi estruturado em virtude da integração das áreas de Recursos Humanos, Jurídica, de Representação dos Empregados (DR e do Sindviários) bem como da Operação (SET).