Em um ano, 1.943 empregados aprenderam como se portar diante de uma situação de confronto iminente em campo

De 11 de abril de 2018 a 23 de abril deste ano, o módulo Gestão de Conflitos, com carga de 6 horas-aulas, foi ministrado a 1.943 agentes (do nível I ao V) e gestores de trânsito (níveis I e II) da CET. Ao longo desse período, eles tomaram conhecimento dos aspectos jurídicos e de como se portar adequadamente diante de situações de confronto iminente em campo.

O treinamento foi uma das ações propostas pela Comissão de Avaliação das Condições de Trabalho em Campo, instituída em julho de 2017 (vide Ato do Presidente 068/17) para propor medidas de combate aos casos de violência contra o corpo operacional da Companhia.

Aprimorou conhecimento, habilidades e atitudes com foco na preservação da integridade física do agente de trânsito, levando em consideração diversas nuances, como a violência no mundo atual, o modelo mental de cada ser humano, a importância da autogestão do conhecimento e o aprimoramento técnico e comportamental proposto pela Companhia aos seus Agentes de Trânsito.

O conteúdo proposto enfatizou a importância de se fazer uma gestão eficiente dos conflitos que podem surgir durante o exercício da atividade bem como das relações interpessoais (bullying inclusive), aspectos jurídicos relacionados às agressões mais comuns e procedimentos do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSS) no tocante ao apoio psicossocial no acompanhamento dos casos de violência em campo.

Satisfação – Uma pesquisa recente do RH revelou que o índice de aprovação do treinamento pelos participantes foi de 92,6%, ao término do módulo. Como pontos fortes, a maioria destacou os Aspectos Jurídicos, com esclarecimento de crimes como Ameaça, Injúria, Desacato e Abuso de Autoridade.

Multidisciplinar, o módulo Gestão de Conflitos foi estruturado em virtude da integração das áreas de Recursos Humanos, Jurídica, de Representação dos Empregados (DR e do Sindviários) bem como da Operação (SET).