Sob o slogan “Respeito e cuidado salvam vidas”, movimento terá webinars, campanha digital e ações voltadas à educação de trânsito; iniciativas respeitam os protocolos sanitários

A 5a. edição do Movimento Maio Amarelo na cidade de São Paulo já começou: por causa da pandemia de covid-19, as ações neste ano são prioritariamente digitais e centradas no mote “Respeito e cuidado salvam vidas”, tema que faz alusão tanto à importância da segurança viária como também aos cuidados com a pandemia.  

Internacionalmente, o mês de maio marca a campanha em prol da segurança viária. Desde 2017, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) e de suas empresas coligadas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans), promove eventos de conscientização e educação no trânsito dentro do Movimento Maio Amarelo.

 Na atual edição, o destaque é a série de quatro webinars em conjunto com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies. O impacto da pandemia na mobilidade de grandes cidades, a mobilidade ativa, as áreas 30 km/h e as questões de gênero e de segurança relacionadas ao transporte serão discutidos em quatro painéis. Toda quarta-feira um webinar contará com a participação de convidados especiais.

Na Internet, posts alusivos ao cuidado com o próximo e à preservação da segurança de todos, sejam pedestres, ciclistas e condutores, serão publicados nos perfis oficiais das redes sociais da SMT, CET e SPTrans.

Pelas ruas da cidade, a CET espalhará mensagens relacionadas à segurança viária e de prevenção à Covid-19, veiculadas nos painéis de mensagens variáveis (PMV) e em faixas de vinil. A maior delas será uma nova testeira instalada na fachada do prédio da CET Barão, trazendo o slogan “Respeito e Cuidado Salvam Vidas”, seguido da frase “Use Máscara”. Conteúdo similar será apresentado nos terminais de ônibus pela SPTrans, em banners, cartazes e avisos sonoros.

Webinars interessantes

A série de webinars Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade pretende promover o debate sobre questões relevantes ligadas à mobilidade urbana com a participação de autoridades internacionais no assunto. Os webinars ocorrerão sempre a partir das 10h, com 1h30 de duração, às quartas-feiras de maio.

O painel de estréia, no dia 5, discutirá o impacto da pandemia na mobilidade e nos transportes das cidades de São Paulo, Buenos Aires e Bogotá. O secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Levi dos Santos Oliveira, o secretário de Transportes de Bogotá, Nicolás Estupiñán, e a subsecretária de Transportes de Buenos Aires, Lucila Capelli, apresentarão as perspectivas e experiências a partir das suas realidades.

O segundo encontro, no dia 12, abordará a mobilidade ativa como instrumento de compartilhamento do espaço urbano e prevenção de doenças, com debatedores do World Resources Institute (WRI, na sigla em inglês) e da Global Designing Cities Initiative da National Association of Cities Transportation Officials, dos EUA, (NACTO/GDCI), além de participantes da Prefeitura de São Paulo.

As chamadas Áreas 30 ou de Trânsito Calmo serão o foco do terceiro webinar da série, realizado no dia 19, durante a semana de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que defende o limite de 30 km/h como norma em vias onde há grande circulação de pessoas a pé e motorizadas. Os painelistas serão colaboradores da OPAS/OMS, Banco Mundial, WRI e da Prefeitura de São Paulo.

Já o último painel, no dia 26, versará a respeito de gênero, segurança e mobilidade, com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, e especialistas do Banco Mundial, ONG Think Olga e da gestão municipal.

Faixas informativas de alerta

As dez vias paulistanas com maior incidência de mortes no trânsito receberão faixas alertando os usuários sobre esse fato, para lembrá-los que a responsabilidade no trânsito é uma causa coletiva, na qual as atitudes prudentes de cada um resultam na preservação da vida de todos.

Ações em terminais de ônibus

 De 5 a 16 de maio, o Jornal do Ônibus, disponibilizado pela SPTrans nos coletivos das linhas municipais, irá chamar a atenção dos passageiros sobre o tema da campanha: “Maio Amarelo 2021 – Respeito e Cuidado salvam vidas”. Ao longo do mês, todos os terminais de ônibus da cidade terão mensagens, escritas e sonoras, com informação e orientação com ênfase na segurança viária.

Se você se interessou e deseja saber mais, acesse a programação completa do Maio Amarelo 2021 no site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/

Participe e dê o seu exemplo para fazer do trânsito um ambiente mais seguro!