Veja como foi o 4º. Fórum Interno de Tecnologia

A Companhia de Engenharia de Tráfego realizou no dia 09/08 a quarta edição do Fórum Interno de Tecnologia – FIT, que colocou em debate os sistemas de CFTV (Circuito Fechado de TV). O encontro analisou a evolução dos sistemas de monitoramento utilizados pela CET desde 1993, quando o Túnel Jânio Quadros recebeu a sua primeira câmera, até a atualidade.

Em 1996, a Companhia dispunha de 150 câmeras no auxílio da supervisão do trânsito paulistano. Até 2015 eram contados 400 equipamentos. Hoje são 502, sendo 301 digitais e 201 analógicos.

Com o avanço da tecnologia, câmeras analógicas foram sendo substituídas por modelos HD em 2014 e FULL HD em 2015. Essa modernização permitiu que as imagens capturadas tenham resolução melhor (alta definição), recurso de ampliação (por volta de 30 vezes mais) e, diferentemente das câmeras antigas, as de hoje contam com movimentos horizontal e vertical, o que amplia bem seu campo visual.

Dos 502 pontos instalados, 104 estão em túneis como o Ayrton Senna I e II, Fernando Vieira de Melo, Tribunal de Justiça, Max Feffer e Sebastião Camargo.

No 4º FIT, o público estimado em 50 participantes pôde discutir as dificuldades de se estabelecer um cadastro para as câmeras geridas pela CET além de conhecer suas aplicações práticas para o dia-a-dia da operação.

Iniciado em 7/03, o FIT é uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia (STE), por meio das Gerências de Planejamento e Projetos de Tecnologias (GPT), Gestão de Tecnologia (GGT) e de Informática (GIN). Acompanhe a programação em http://cetintranet/ste/forum.htm

Serviço “Câmeras CET” – Lançada em 1º/08, a página “Câmeras CET”, acessível pelo site da Companhia, permite que motoristas vejam em tempo real imagens captadas por câmeras instaladas em vias importantes como as marginais Tietê e Pinheiros, Av. dos Bandeirantes, Av. Paulista, Av. 9 de Julho, Av. Rebouças, entre outras.
A ideia é permitir, pela primeira vez, que a população tenha acesso às imagens do trânsito disponibilizadas pela CET e, assim, os motoristas possam programar sua rota checando, por exemplo, se há acidentes, manifestação ou outros bloqueios em seu trajeto.

(Com colaboração de Júlia Assef)
Foto: Marcos Mattos