Operação Faixa Azul completa três meses com resultados positivos

Com o objetivo de reforçar a segurança na circulação dos motociclistas nas vias sinalizadas com a Faixa Azul, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem promovendo a Operação Faixa Azul. Em três meses de ativação, a ação educativa vem demonstrando uma alteração no comportamento dos condutores no que se refere ao respeito à sinalização. De agosto para outubro observou-se uma queda em 23% das ocorrências de sinistros de trânsito com vítima registrados pelos agentes em campo.
A Operação Faixa Azul tem apresentado resultados expressivos na melhoria da eficiência e da agilidade operacional. Os dados mais recentes mostram um impacto positivo na rapidez com que as equipes iniciam o atendimento às ocorrências. As informações apontam que a operação vem contribuindo para o atendimento mais ágil e para a redução de interrupções prolongadas na via, o que reforça o compromisso da operação com a promoção de um ambiente viário mais seguro para todos.
A iniciativa consiste na ativação de 20 rotas de motocicleta em dupla de agentes de trânsito, de segunda à sexta-feira, das 7h às 10h, das 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Ao todo, 40 agentes percorrem vias demarcadas com Faixa Azul, demonstrando aos motociclistas usuários a postura ideal na condução da moto, o respeito aos limites de velocidade bem como o posicionamento correto na Faixa Azul.
Além disso, 14 agentes ativam rotas com viaturas (quatro rodas). Neste caso, eles fazem paradas operacionais em pontos estratégicos sinalizados com faixas de vinil, banners e painéis de mensagens variáveis (PMV) aumentando a visibilidade e percepção das mensagens educativas aos motociclistas.
O trabalho vem sendo realizado em locais como as avenidas Brigadeiro Faria Lima, Santos Dumont, do Estado, dos Bandeirantes, Dr. Ricardo Jafet, Prof. Abraão de Morais, Rubem Berta, Salim Farah Maluf, Pres. Tancredo Neves, 23 de Maio, Jacu-Pêssego, Washington Luís, Braz Leme, Luiz Dumont Villares, Zaki Narchi, Av. Gov. Carvalho Pinto, Av. das Nações Unidas, Inajar de Souza, Escola Politécnica, Eliseu de Almeida, Aricanduva, Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Miguel Yunes e Sen.Teotônio Vilela, Via Elevada João Goulart, Túnel Ayrton Senna, Av. do Cursino e ruas Vergueiro, Santa Eulália e Sapetuba.
A cidade de São Paulo dispõe de 232,7 km de Faixa Azul em 46 vias, por onde circulam cerca de 500 mil motos diariamente. De acordo com um levantamento da CET, houve uma redução de 47,2% nas mortes
envolvendo motociclistas, passando de 36 em 2023 para 19 em 2024, nos trechos de vias com a sinalização especial.
No primeiro semestre de 2025, de acordo com o Infosiga, o município de São Paulo teve uma redução de 7% na quantidade de mortes de motociclistas em comparação com o ano passado. A queda vai na contramão do aumento de 5% na quantidade de mortes no Estado de São Paulo nos primeiros seis meses de 2025 em relação a 2024.
A ideia é que a Operação Faixa Azul acompanhe as novas faixas azuis que forem sendo implantadas na cidade, ampliando assim a cobertura da ação educativa em prol da segurança no trânsito.
A Prefeitura de São Paulo solicitou autorização à Senatran para criar mais quilômetros de Faixa Azul na cidade. A Senatran, durante a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes com Motociclistas (ocorrida em julho), anunciou que irá emitir um parecer definitivo sobre o projeto-piloto da Faixa Azul até abril de 2026.
