Operação Via Mais Segura visa reduzir infrações com maior visibilidade de agentes em campo
No esforço de inibir comportamentos inadequados no trânsito, a CET vem deflagrando a Operação Via Mais Segura em 80 cruzamentos, em média, distribuídos por todas as regiões da cidade de São Paulo. Nesses locais, é possível notar a presença mais constante dos agentes posicionados em pontos fixos estratégicos, orientando condutores e pedestres e fiscalizando o cumprimento das normas de circulação e conduta no sistema viário.
A ação foi planejada a partir da identificação de interseções bastante movimentadas, com alto número de infrações. O mapeamento é dinâmico e se ajusta conforme a necessidade. Além de coibir condutas irregulares, a operação busca reduzir o risco de acidentes e melhorar a fluidez do tráfego, reforçando a percepção de segurança pela presença constante dos agentes – fator que, por si só, tende a inibir comportamentos imprudentes ao volante.
Diariamente, 80 pontos são ativados de forma alternada pelas Gerências de Engenharia de Tráfego (GETs), que os definem considerando as características de cada região e a incidência de ocorrências.
A Operação Via Mais Segura acontece em três turnos: das 7h às 10h, das 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30 sob coordenação da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET).
A iniciativa integra as ações permanentes da CET para preservar vidas e promover um trânsito mais seguro para todos.
A título de exemplo, os dez pontos mais usualmente deflagrados são:
– Rua Líbero Badaró x Viaduto do Chá (Prefeitura)
– Rua Cel. Xavier de Toledo x Praça Ramos de Azevedo
– Praça da Sé x Rua Direita
– Av. Marquês de São Vicente x Praça Luiz Carlos Mesquita
– Av. Sumaré x Rua Min. Gastão Mesquita (Faixa Azul)
– Av. Marquês de São Vicente x Praça Jácomo Zanella
– Av. Ibirapuera x Av. Moema
– Av. Jules Rimet x Praça Roberto Gomes Pedrosa
– Av. Juscelino Kubitschek x Av. Brig. Faria Lima
– Rua da Consolação x Av. Paulista.
