CET dá treinamento para a Defesa Civil sobre Operação Chuvas 2025/2026
No mês de outubro, a CET ministrou um treinamento para algumas equipes da Defesa Civil paulistana, apresentando-lhes o plano operacional de trânsito preventivo de chuvas. A Operação Chuvas 2025/2026 abrange o monitoramento de 93 pontos de observação distribuídos por toda a Capital, dentro e fora do Centro Expandido.
O encontro favoreceu a integração entre colegas da Defesa Civil e as agências envolvidas no atendimento a emergências. Durante o treinamento oferecido pela CET, os servidores da Defesa Civil receberam instruções sobre a utilização adequada das suas próprias viaturas, enfatizando os procedimentos operacionais relacionados ao deslocamento, à condução e parada durante um atendimento, e a identificação dos momentos adequados para acionar a CET.
Revisado pela Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) todos os anos, o Manual da Operação Chuvas tem 180 páginas que detalham os planos operacionais de cada gerência, as principais áreas operacionalizadas, estados de criticidade, fluxograma de acionamentos, recursos humanos e materiais envolvendo 276 agentes de trânsito apoiados por 219 viaturas, posicionamento de câmeras, piscinões, rios e córregos monitorados.
Os pontos são definidos considerando locais com potencial de alagamentos, a exemplo de vias próximas aos principais rios, córregos, galerias de águas da cidade e túneis que possam ser afetadas por interferência por chuva e transbordamentos.
Na prática, os agentes de trânsito são informados pela Central de Operações sobre o estado de criticidade decretado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A partir daí, as equipes da CET se dirigem para pontos estratégicos do sistema viário previamente indicados no Manual da Operação Chuvas. Elas efetuam o monitoramento e o bloqueio de vias, utilizando materiais de canalização previamente distribuídos em campo. São 1.228 cavaletes, 1.013 cilindros e 255 barreiras plásticas.
Contam, também, com suporte das salas de monitoramento como a de Estratégia, Centros de Controle Semafóricos com câmeras de monitoramento em sete gerências, além de pontos de atendimento ao efetivo em campo, acionamentos de guinchos RVC, câmeras e equipamentos de radiocomunicação operacional.
Em suma, a Operação Chuvas 2025/2026 visa:
· Adotar ações preventivas de forma a evitar que os motoristas adentrem em vias alagadas.
· Oferecer alternativas para a circulação, garantindo a mobilidade de pessoas e bens com segurança.
Além da CET, participam do plano de contingência outros atores como a Defesa Civil, o CGE, a SPTrans, os bombeiros, a Polícia Militar, a GCM e as subprefeituras.
Locais observados – Dentre os 93 pontos observados, destacam-se as proximidades de rios, córregos e ribeirões como o Tietê, Tamanduateí, Aricanduva, Pinheiros bem como trechos dos córregos Mandaqui, Tremembé, Paciência, Anhangabaú, Saracura, Perus, Mooca, Oratório, Ipiranga, Guaraú, Zavuvus, Água Espraiada, Ponte Baixa, Morro do S, Tiquatira, Lajeado, Itaquera, Franquinho, Ponte Rasa, Rincão, Jacu, Rio Verde, Itaim, Jaguaré e Pirajuçara.
