Agentes de trânsito aclamam treinamento de gestão de conflitos

Mais de 900 já fizeram o curso que ensina a negociar conflitos para evitar confrontos em campo.
Até 25/06, 939 empregados, de um total de 1.800, fizeram o treinamento Gestão de Conflitos, que começou em 11/04 deste ano como uma das ações oriundas na Comissão de Avaliação das Condições de Trabalho em Campo, instituída em 2017 para propor medidas de combate aos casos de violência contra o corpo operacional da Companhia.
Em seis horas, o curso preventivo visa aprimorar conhecimento, habilidades e atitudes com foco na preservação da integridade física do agente de trânsito. Seu público-alvo, portanto, são agentes (do nível I ao V) e gestores de trânsito (níveis I e II), para os quais são ministrados temas como gestão de conflitos, relações interpessoais (bullying inclusive), aspectos jurídicos relacionados às agressões mais comuns e procedimentos do DSS – Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho.
Segundo uma pesquisa do RH, o índice de aprovação do treinamento pelos participantes quanto à duração da atividade, conhecimento dos instrutores, forma de transmissão do conteúdo, capacidade de comunicação e relacionamento com os treinandos foi de 95%. Como pontos fortes, a maioria destacou a parte jurídica com esclarecimentos de ameaça, injúria, desacato e abuso de autoridade bem como dicas de como se portar diante de uma situação de confronto iminente.
Pós-trauma – Outra medida bem aceita tem sido a promoção de Grupos de Reflexão Pós-trauma coordenados pela Equipe Psicossocial do DSS. Esses encontros têm envolvido agentes vítimas de agressões nos últimos 15 meses.
O propósito é avaliar a evolução dos casos de modo a verificar se houve melhora e determinar se há mais providências a tomar no curto prazo. Além de contribuir para fortalecer a autoimagem através da troca de experiências, a iniciativa pretende, por meio do fortalecimento emocional, propiciar melhor atuação em situações de conflitos e tensão presente no dia a dia.
De acordo com o DSS/GRH, 32 agentes, divididos em cinco grupos, já passaram pelo Grupo de Reflexão. As devolutivas têm sido positivas com sugestões para que os demais colegas também possam vivenciar o grupo.
Foto: GMC