Programa Áreas Calmas: até 2020, São Paulo deve ter 10 delas

Região de Santana foi a primeira a já receber melhorias para oferecer um trânsito mais seguro.
O Programa Áreas Calmas, que tem o objetivo de garantir mais segurança no trânsito, deverá ser implantado em dez pontos da cidade de São Paulo até o ano de 2020. A ideia é redefinir para 30km/h a velocidade máxima permitida em algumas vias localizadas em áreas comerciais. Isso porque nestes trechos ocorrem uma grande aglomeração de pedestres e fluxo de veículos de passeio e de transporte coletivo.
A primeira região a receber a melhoria foi em Santana (zona norte de SP). Em junho deste ano, foi implantado o projeto para reduzir a velocidade no cruzamento da Rua Salete com a Rua Dr. César. Foi criada uma rotatória e feita também uma extensão do passeio permitindo melhorar o fluxo veicular e garantir a segurança e conforto dos pedestres nas travessias.
Ao todo, são previstos 18 projetos na região para acalmar o trânsito: entre as medidas, travessias elevadas, extensão de passeio e novos locais semaforizados, englobando o entorno do terminal de ônibus e da estação de metrô Santana. Algumas vias que vão passar pelas mudanças são: Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Voluntários da Pátria, Rua Ezequiel Freire, Rua Dr. César, Rua Darzan, Rua Leite de Moraes e Rua Conselheiro Saraiva.
O programa Áreas Calmas surge a partir de um reestudo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em relação às Áreas 40. O objetivo do programa é melhorar a segurança dos usuários, reduzir o número e a gravidade dos atropelamentos, priorizar o deslocamento a pé e estimular o uso de bicicletas e caminhadas, favorecendo ganhos ambientais e de convívio social. O programa engloba uma série de ações. São elas:
- Criação de elementos de moderação de tráfego, como travessias elevadas, avanços, redução da velocidade, lombadas físicas e rotatórias;
- Melhorias nas travessias dos pedestres (avaliação semafórica, reposicionamento das faixas, melhoria na sinalização, linhas de desejo de travessias);
- Readequação das calçadas nas áreas de travessia;
- Iluminação das faixas de pedestres;
- Estudo da circulação de veículos e pedestres;
- Padronização da sinalização de pedestres;
- Redução da velocidade regulamentada para 30km/h.
Até 2020, São Paulo deve receber a implantação de dez Áreas Calmas. Já foram estudadas as delimitações das seguintes Áreas Calmas: São Miguel Paulista, Santana, Lapa (2 fases), Centro (2 fases), Bela Vista, Penha, Moema e Vila Clementino.