Você sabe o que é Psoríase?

O entendimento da psoríase mudou muito nos últimos anos e hoje é considerada uma doença sistêmica que atinge a pele, músculos, articulações e outros órgãos.

Ainda não há cura, mas quanto mais cedo e mais eficaz for o controle, menor a chance de evoluir para complicações como artrite, aumento do peso, alterações do colesterol, triglicérides e glicemia. Isso é importante para prevenir a hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.

Na pele, a psoríase é semelhante a várias alterações como dermatite seborréica, eczema, dermatite de contato, pitiríase rosa, desidrose, líquen plano, micose nas unhas. Em muitos casos só a biópsia da pele comprova o correto diagnóstico. O médico dermatologista é o especialista mais adequado para o acompanhamento.

Na psoríase artropática, também chamada artrite psoriásica, as dores musculares ou articulares provocam tendinite, entesite, bursite e rigidez pela manhã ou em repouso e pode ser confundida com artrose, fibromialgia ou artrite reumatóide e o médico reumatologista poderá definir corretamente o diagnóstico em conjunto com o dermatologista.

No dia 09/08/14 aconteceu o 12º Encontro Municipal de Psoríase e Vitiligo, na Câmara Municipal de São Paulo.

O evento é destinado às pessoas com psoríase e vitiligo, seus familiares e aos profissionais da saúde, com aulas específicas para médicos, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, podólogos, farmacêuticos e esse ano, também para psicólogos.

Gerência de Recursos Humanos
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS