Sem contra fluxo de ônibus desde 21/07, 23 novas travessias de pedestres,  seis loopings de quadra e faixa exclusiva com horário ampliado surgem ao longo da via.

 

Eixo de 6,7 km de extensão, do Largo da Concórdia ao Viaduto Alberto Badra, as avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia, na zona leste, foram objetos de estudos e projetos de reconfiguração de sinalização viária que vêm sendo implantados desde 11/06 e mobilizam um trabalho integrado entre várias áreas da Companhia, contando com o apoio ainda da Prefeitura Regional da Mooca e SPTrans.

Implantado nos anos 70, o contra fluxo de ônibus no sentido B/C deu lugar a um corredor de mão dupla repaginado, com faixas exclusivas à direita para o transporte coletivo preservadas bem como faixas veiculares nos dois sentidos. A mão dupla entrou em operação no dia 21/07, para aumentar a segurança viária aos usuários. Principalmente os pedestres.

O contra fluxo de ônibus dificulta a percepção de quem está a pé quanto ao comportamento do tráfego, induzindo à ocorrência de acidentes graves, principalmente atropelamentos por ônibus.  Em 2017, a Av. Celso Garcia teve 22 atropelamentos, dos quais 14 por coletivos. Desses 14, dez no contra fluxo.

O projeto suprimiu seis conversões à esquerda, substituídas por seis loopings de quadra. Com isso, os desejos desse movimento foram considerados, mas serão realizados de outra forma, contribuindo para a fluidez e segurança do trânsito. Também 23 novas travessias de pedestres irão surgir ao longo da via, além de novos dispositivos semafóricos com a finalidade de aumentar a segurança para os pedestres: 100 botoeiras, 26 cruzamentos com estágios específicos para travessia e 39 travessias com focos exclusivos para quem caminha.

Os horários de funcionamento das faixas exclusivas serão ampliados:

No sentido C/B, a ampliação será de uma hora, das 16 às 20 horas durante a semana (e não mais das 17 às 20hs). Já no B/C, com o fim do contra fluxo, a exclusividade à direita será vigente no pico da manhã, das 6 às 10 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, operará das 6 às 14 horas em ambos os sentidos.

“O transporte público terá a faixa exclusiva ampliada em uma hora, e os pedestres terão mais segurança. A Celso Garcia voltará a ser o que era antes da implantação do contra fluxo: uma importante via de ligação entre os bairros e o Centro e um corredor comercial com prestação de serviços, com vocação residencial, pois acreditamos que o comércio voltará a ocupar os espaços atualmente vazios assim como a tendência observada nos últimos anos da instalação de condomínios verticais, considerando-se o uso misto do solo”, destaca o gerente Alexandre Francisco Trunkl (GET LE).

Outra mudança importante é a uniformização da velocidade máxima para 40 km/h em toda a extensão do eixo, nos dois sentidos. Também será dado um tratamento à questão da carga e descarga, que ocorrerá nas vias transversais.

Após a implantação e deflagração total do projeto, os técnicos continuarão a realizar os ajustes que se fizerem necessários tendo em vista a melhor mobilidade, com mais segurança.

Foto: Marcos Mattos