A proposta prevê a criação de mais de 1.420 quilômetros de rede cicloviária até 2028

A Prefeitura apresentou no dia 03/08 a proposta do novo plano cicloviário da cidade com o objetivo de garantir a melhoria da mobilidade e maior conexão entre os diferentes modais de transportes. O objetivo é transformar São Paulo na capital brasileira da bicicleta, consolidando definitivamente a bicicleta como modo de transporte, por meio de uma rede cicloviária abrangente, segura e integrada.

À malha cicloviária existente de 497,6 km se somariam, até 2028, mais 1.420 km de vias com algum tratamento para a circulação de bikes, com aumento da conectividade da rede para 90% até 2020. Além disso, o projeto prevê a requalificação e criação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, levando-se em conta as características e volume de tráfego da via; implantação de estruturas de acalmamento de tráfego onde forem implantadas ciclorrotas (rua compartilhada por carros e bicicletas) e melhoria da infraestrutura de apoio ao ciclista (bicicletários, paraciclos).

A proposta também define uma melhor hierarquia da rede cicloviária, considerando as características da cidade e o volume de veículos motorizados na via: Estrutural (com predominância de ciclovias), Regional (com predominância de ciclofaixas) e Local (marcada principalmente por ciclorrotas).

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, destacou como missão principal do plano “reconhecer definitivamente a bicicleta como modo de transporte, viabilizando uma rede cicloviária abrangente, segura e integrada”.

Antes de sair do papel, contudo, o programa deve ser precedido de discussões com a sociedade civil, debate na Câmara Temática da Bicicleta do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e audiências públicas nas Prefeituras Regionais.

No horizonte dos próximos passos, no segundo semestre do ano estão o desenvolvimento de uma ciclovia (Eixo Estrutural Norte) conectando o Centro à Zona Norte, a implantação de uma ciclofaixa na Rua Costa Carvalho interligando-se ao Terminal Pinheiros bem como a substituição da ciclofaixa na Vila Prudente por ciclovia na Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo.

Na coletiva de imprensa para anunciar os conceitos da proposta de um novo plano cicloviário, o prefeito Bruno Covas enfatizou que São Paulo precisa de um plano de expansão com racionalidade.

Octaviano finalizou informando que há, no orçamento de 2018, verba de R$ 8,9 milhões a ser investida nas melhorias que forem sendo definidas para aprimorar a infraestrutura cicloviária permanente. Até 2020, segundo ele, são mais R$ 30 milhões de recursos previstos.