Estudo técnico completa 40 anos desde a primeira edição, em 1977

No dia 26/07, foi publicado no site da CET o relatório de desempenho da Mobilidade no Sistema Viário Principal (MSVP) referente a 2017. O estudo de autoria do Departamento de Pesquisas de Tráfego, da Gerência de Planejamento da Mobilidade (DPT/GPL), traz dados de volumes e velocidades de 24 rotas (176 km de vias) pesquisadas no ano passado nos períodos manhã e tarde.

Em 2017, fez 40 anos desde a primeira edição da pesquisa que, em 1977, surgiu como “Desempenho do Sistema Viário de São Paulo” e era publicada em dois cadernos: “Pesquisa de Volumes” e “Pesquisa de Velocidades”. Todos os relatórios produzidos em quatro décadas foram digitalizados e podem ser consultados no link.

Ao longo do tempo, algumas alterações foram incorporadas como a classificação dos ônibus em urbanos e fretados, caminhões por eixo em algumas rotas estratégicas assim como a inclusão de motos e bicicletas.

As vias observadas são predominantemente Vias Arteriais, ou seja, que formam a principal estrutura viária da cidade. Elas representam cerca de 12% do sistema viário principal (vias de trânsito rápido e vias arteriais) e 1,1% da malha viária da cidade.

O MSVP é usualmente consultado para subsidiar estudos de Engenharia de Tráfego. A coleta dos dados de volumes é feita manualmente em pontos pelos pesquisadores, e a de velocidade é feita por trechos com equipamentos de GPS embarcados em viaturas.

Em 2017, a média de velocidade foi de 24,8 km/h no pico da manhã e de 18,5km/h no pico da tarde.  Na comparação com 2016, os dados mostram acréscimo de velocidade no período da manhã (sentido Bairro/Centro), e redução em outros. O MSVP apontou ainda um aumento de 1,6 % nos volumes de veículos, comparando-se as rotas pesquisadas que se repetiram em 2016 e 2017. Esse fenômeno influencia na redução das velocidades médias dessas vias.