Prevista para o dia 25/09, quando o Código de Trânsito Brasileiro comemora 21 anos de vigência, a primeira edição da Revista UNICET será lançada durante a Semana da Mobilidade 2018. No site www.revistaunicet.sp.gov.br, a publicação trará artigos e pesquisas acadêmicas sobre Educação de Trânsito e Mobilidade Urbana, principalmente. A revista é editada pela Universidade Corporativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (UNICET) e alinhada aos princípios do livre acesso à produção científica.

Um dos primeiros artigos é assinado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Fiorini, que analisa a saúde audiológica dos taxistas. Fonoaudióloga, a autora tem experiência em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, saúde ambiental, poluição sonora, saúde do trabalhador e perdas auditivas relacionadas ao trabalho e ao envelhecimento.

O lançamento da Revista UNICET resulta de um projeto conjunto das superintendências de Tecnologia (STE) e Desenvolvimento e Educação de Trânsito (SDE), que permitiu a contratação de serviços tecnológicos capazes de prover sua hospedagem em nuvem. À Gerência de Marketing e Comunicação (GMC) coube a arte final com a apresentação da revista na web. Serão duas edições por ano.

Acesso livre – A publicação estará disponível tanto em desktops quanto em dispositivos móveis (smartphones e tablets). O portal foi elaborado a partir do software livre OJS (Open Journal Systems) e utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A Revista UNICET deve seguir padrões de boas práticas recomendados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). A seleção dos artigos a serem publicados será feita por um conselho científico integrado voluntariamente por alguns dos maiores nomes do cenário acadêmico de Mobilidade, Transportes e ciências afins.

Os articulistas não serão remunerados pelas suas contribuições. Dentre o conteúdo, resenhas, ensaios e estudos acadêmicos relacionados a áreas afins à Mobilidade, ao Transporte e à Educação de Trânsito.

“Os autores manterão os direitos autorais, concedendo à Revista UNICET o direito de publicação. A revista está aberta a todos os autores, não apenas aos colaboradores da CET, mas também à comunidade acadêmica brasileira e internacional. A visão de futuro é fazer da Revista UNICET a mais respeitada e referenciada publicação do gênero no país”, conclui o superintendente Luiz Eduardo Pesce de Arruda (SDE).

Após a publicação do primeiro número, será processada a obtenção do ISSN, sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, que é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.