Imagem do veículo em teste na região do Brás.

Desde 4/07, a CET está testando novas tecnologias baseadas em Sistemas Automáticos de Leitura Automática de Placas (LAP) de veículos estacionados em área de Zona Azul, para averiguar se a ocupação é regular quanto à ativação do CAD – Cartão Azul Digital.

A primeira área piloto fica na região do Brás e conta com um pouco mais de 1.000 vagas de Zona Azul. Um veículo identificado e equipado com seis câmeras percorre diariamente as ruas Silva Teles, Casimiro de Abreu, João Boemer, Maria Marcolina e adjacências, lendo automaticamente as placas daqueles estacionados e identificando o endereço de estacionamento. Os Sistemas podem ser instalados tanto em automóveis como em motocicletas, e as imagens das câmeras não geram autuações.

Agentes da Gerência de Estacionamento (GES/DFE) participam dos testes vistoriando os locais onde o Sistema identifica que há veículos sem CAD e checam se as informações estão corretas. A atividade de fiscalização da CET continua a ser realizada por agentes da mesma forma; as regras de estacionamento na Zona Azul não foram alteradas.

Para participar dos testes as empresas interessadas assinam um Termo de Cooperação Técnica sem custos para a CET, conforme previsto no Chamamento Público nº 002/2018, aberto em 1º de maio deste ano. O objetivo é conhecer a qualidade dos Sistemas, analisar a confiabilidade das informações apresentadas e o potencial para que essa ferramenta futuramente auxilie o trabalho do corpo operacional em áreas de estacionamento rotativo, direcionando os agentes para as vias com maior incidência de desrespeito ao uso da Zona Azul.

Pelo menos outras cinco empresas assinaram o Termo além da que participa do teste no Brás.

Principais resultados

  • Total de 38.200 veículos identificados no período de 04/07 a 31/08/18;
  • 96% das placas lidas corretamente: o Sistema permite descartar os erros comparando a foto da placa do veículo com a leitura automática da câmera;
  • 7,5% dos veículos não pagaram a tarifa da Zona Azul nas 2 vezes que o veículo-teste passou e 42,2% não pagaram em pelo menos uma das duas vezes da passagem do veículo-teste;
  • 2710 autuações por desrespeito à Zona Azul elaboradas pelos agentes da CET, de 04/07 a 31/08/18 (média de 54,2 autuações/dia).

Histórico – A Zona Azul (sistema de estacionamento rotativo pago na via pública) foi criada em 30/12/1974 pelo Decreto Municipal nº 11.661, com o objetivo de promover a rotatividade das vagas então existentes na região central da cidade, aumentar a oferta e racionalizar o uso do solo em áreas adensadas, mediante a colocação de cartões em papel para pagamento da tarifa.

A modernização para a plataforma digital ocorreu em 11 de julho de 2016 com o lançamento dos primeiros aplicativos. Atualmente, 15 aplicativos estão aptos a comercializar o CAD, também encontrado em 2.323 pontos de venda.

Atualmente São Paulo conta com 41.619 vagas de Zona Azul (dado de agosto/18).

Foto: DA