Além disso, Av. Carlos Caldeira Filho, na Zona Sul, terá melhorias trazidas pelo Programa Via Segura, a partir de 5/11

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMT e da CET, anunciou no dia 24/09 o Programa Pedestre Seguro em mais 12 novos endereços da cidade de São Paulo. Com a ação, o tempo semafórico nas travessias de pedestres é ampliado, em média, 20%. O objetivo é aumentar a segurança viária oferecendo mais oportunidades de travessia pelas vias da Capital. Por isso, a CET também revitalizou e ampliou a sinalização horizontal e vertical desses corredores.

O Programa Pedestre Seguro existe desde maio de 2017 e abrange, dentre outras intervenções já informadas pelo VIA (Ed. 94 – acessível na Intranet), medidas de acessibilidade para idosos e deficientes, requalificação em áreas de velocidade reduzida, adequações de tempos semafóricos em corredores com maiores índices de atropelamentos, ações operacionais como a retomada da fiscalização intensiva pela prioridade do pedestre bem como campanha de esclarecimento sobre a configuração do tempo de vermelho piscante.

Os 12 locais recém-anunciados são as avenidas Raimundo Pereira de Magalhães, Eng. Caetano Álvares, Sapopemba, Senador Teotônio Vilela, José Pinheiro Borges, Aricanduva, dos Bandeirantes, Corifeu de Azevedo Marques, Eliseu de Almeida, Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Assis Ribeiro e Estrada de Itapecerica.

Além desses, o Pedestre Seguro já foi implantado em outros 21 endereços no ano passado.

Via Segura –  Outra novidade divulgada pela Prefeitura é que a Av. Carlos Caldeira Filho, na região da GET SO, receberá o conceito de Via Segura a partir de 5 de novembro, tal qual foi feito com as iniciativas da M´Boi Mirim Segura, Celso Garcia Segura e Marginal Segura.

A via do Campo Limpo registrou, no ano passado, cinco acidentes fatais que resultaram em sete óbitos – três das mortes decorreram de um atropelamento na faixa de pedestres na altura do nº 1.000, na noite de 29/06.

Para a Carlos Caldeira estão previstas melhorias na sinalização horizontal e vertical, com sinalização que proteja pontos passíveis de choque e aumento do efetivo de agentes da CET. A instalação de novos radares e alterações viárias em pontos críticos também fazem parte da ação, assim como maior tempo semafórico na travessia e ampliação da quantidade dos ciclos semafóricos (número de vezes que o semáforo fecha para carros e abre para o pedestre atravessar).

 Todas essas novidades integram um projeto maior, o Vida Segura, que adota o conceito de Visão Zero, ou seja, parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito.

Criado na Suécia em 1997, o Visão Zero já é usado como referência para implementação de planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, mais recentemente, São Paulo.

Foto: Marcos Mattos