GET SO aumenta presença de agentes; confira um resumo das ações adotadas

Com 4,9 km de extensão, a Av. Carlos Caldeira Filho, na zona sul da cidade, é alvo de uma operação para aumentar a segurança da via após ter registrado uma alta no número de óbitos causados por acidentes de trânsito: dados da CET revelaram que a avenida teve a ocorrência de duas mortes em 2017, no entanto, apenas no primeiro semestre deste ano já foram sete mortes ali em cinco acidentes.

Essa realidade levou a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) a iniciar a operação Carlos Caldeira Segura, lançada em 9/11. Confira um apanhado das principais medidas operacionais adotadas:

  • Implantação de tachões e de zebrado amarelo divisor de fluxos opostos, criando um canteiro central, entre a Rua Joaquim Teixeira e a Estrada do Campo Limpo;
  • Implantação de faixas de segurança mais largas em travessias com elevados volumes de pedestres – aumento de 4 metros de largura para 6 metros;
  • Implantação de defensa tipo New Jersey para proteção do pilar na altura no número 33, próximo à Rua Baldomero Carqueja – este ponto crítico sofria com choques veiculares contra o muro de proteção da coluna;
  • Implantação de defensa metálica próximo à Avenida das Belezas;
  • Aumento do efetivo da CET passando de 4 agentes da GET SO para 19 nos dias úteis;
  • 341 novas placas de trânsito, 630 tachões e 950 tachas;
  • 4.500 m2 de sinalização horizontal revitalizada;
  • 10 técnicos da SPTrans e 16 funcionários das empresas operadoras orientando motoristas de ônibus.

Além disso, agentes da CET e SPTrans reforçam os trabalhos na implantação da faixa reversível exclusiva de ônibus, ativada no pico da manhã, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas, entre a Avenida das Belezas e a Avenida Giovanni Gronchi. O trecho de 1,3 km teve a sinalização ampliada, com a colocação de duas placas luminosas alertando usuários para a operação de reversão.

A via também teve a reprogramação dos semáforos para garantir a segurança dos pedestres. Assim como nos programas M´Boi Segura e Celso Garcia Segura, a CET reforçou as ações com faixas, banners e quatro Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), para orientação dos usuários.

Na Av. Carlos Caldeira Filho há três estações de metrô da Linha 5 (Vila das Belezas, Campo Limpo e Capão Redondo), além de quatro terminais de ônibus próximos (João Dias, Capelinha, Capão Redondo e Metrô Campo Limpo).

Fotos: Marcos Mattos /DAV