Banda animada e selo personalizado pelos Correios marcaram evento

Dezembro foi marcado pela entrega do 10º Prêmio CET de Educação de Trânsito, no último dia 5, no Teatro Hilário Franco, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP). A cerimônia contou com algumas surpresas especiais, como a performance da Banda dos Seguranças do Metrô paulistano e a solenidade de obliteração (nascimento) do selo personalizado e carimbo comemorativo da décima edição do Prêmio. O evento foi finalizado com a exibição de um filme apresentando os 46 premiados.

Neste ano, foram contabilizadas 13.168 inscrições para 16 categorias, cerca de 12,5% a mais do que no ano anterior. Juntas, as dez edições somam 62.363 inscrições, 36.664 trabalhos recebidos e 383 premiados a partir dos 3 anos além de 21 menções de Honra ao Mérito a escolas que tiveram expressiva participação. Em 2018, as homenageadas foram a EMEF Marcos Mélega, a EE Senador Alexandre Marcondes Filho e o Colégio Futuro Feliz.

O tema central do concurso foi “O respeito ao pedestre faz o trânsito mais seguro, afinal todos somos pedestres!” Desde 2009, a CET promove o certame anual em que concorrem a gratificações em dinheiro estudantes do ensino infantil ao universitário, educadores, condutores, idosos e cidadãos residentes ou que estudem na capital paulista.

Terceira colocada entre alunos do Ensino Fundamental (4º ou 5º ano), Júlia Kaori Nishimura Galdino, 9 anos, mora no extremo sul, no distrito da Barragem: “No meu desenho, quis mostrar motoristas respeitando pedestres atravessando. Na região onde moro, não há faixas de travessia, as ruas são de terra, sem asfalto. Também não tem semáforos.”

Já Giovanna Bars Souza, 16 anos, primeira colocada entre alunos de Ensino Médio, conquistou o pódio com uma história em quadrinhos: “Nela, um motorista hipócrita lê uma notícia de atropelamento pelo celular enquanto dirige e acaba atropelando um pedestre. É uma crítica ao comportamento comum das pessoas de reclamarem dos outros sem olhar para os seus próprios erros”, explica a jovem que vislumbra a carreira de ilustradora.

A professora Cássia de Sousa Ferreira, da EMEF Marcos Mélega (que enviou 824 trabalhos), conta: “Aproveito a premiação para, todo ano, fazer um trabalho de reflexão com meus alunos. Começamos com uma sensibilização para a cidadania no trânsito, exibo vídeos, faço rodas de conversa, enfim, é uma intensa campanha na escola inteira.” Um de seus alunos, Henrique Rocio, ganhou em 3º lugar na categoria Alunos do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano).

É possível visualizar todos os trabalhos premiados nesta 10ª. edição no site da CET.

Selo comemorativo – Durante a cerimônia de premiação, ocorreu a solenidade filatélica na qual o selo personalizado e o carimbo comemorativo do 10º Prêmio CET de Educação de Trânsito foram lançados. A gerente regional dos Correios, Fernanda Artemin Mendes da Silva, conduziu o rito em que o presidente da CET, Milton Persoli, o chefe de gabinete, Rafael Oliveira, e a gerente de Educação de Trânsito, Susana Nunes Penna, obliteraram (carimbaram) o selo postal.

O carimbo comemorativo está disponível desde o dia 07/12 e ficará por 30 dias para carimbação de todas as correspondências seladas que forem recebidas (mídia circulante). Após esse período, será transferido para o Setor Filatélico da agência central dos Correios de São Paulo, permanecendo à disposição para preparação de peças filatélicas e acessível aos marcofilistas (colecionadores de marcas) por mais 30 dias. Na sequência, será encaminhado ao Museu dos Correios em Brasília e fará parte do acervo permanente.

Após a obliteração, uma réplica do carimbo comemorativo foi entregue à supervisora Josefina Giacomini Kiefer, do Departamento de Educação a Distância da CET, e fará parte do acervo histórico material da Companhia, reunido no Memorial da CET.

A cartela com 12 selos entregue aos convidados, ao fim da cerimônia, pode ser utilizada a qualquer tempo em qualquer correspondência simples (o selo pode selar uma carta nacional de até 20 gramas).

Fotos: Marcos Mattos/DAV