O Carnaval de Rua 2019 reuniu um total de 463 blocos desfilando pelas ruas e avenidas da cidade de São Paulo, entre os dias 23 de fevereiro e 10 de março. No fim de semana anterior ao Carnaval, no Carnaval em si e nos dias 9 e 10/03 (pós-carnaval), agentes e gestores de trânsito da CET acompanharam 489 desfiles.

Para viabilizar a passagem de blocos e megablocos como os das cantoras Cláudia Leite (Largadinho), Daniela Mercury (Pipoca da Rainha) e do cantor Carlinhos Brown (Bloco du Brasil), a CET acionou uma operação que envolveu 3.744 funcionários, entre agentes, gestores de trânsito e pessoal de escritório.

Agentes trabalharam garantindo condições de mobilidade, segurança dos pedestres e fluência dos veículos de resgate. A seguir, confira um balanço geral do trabalho da CET:

  • Em 2019, a CET monitorou 463 blocos carnavalescos em 489 desfiles.
  • A Gerência de Transportes Especiais (GTE) deu suporte à travessia de 175 carros alegóricos até o Anhembi, das escolas vinculadas à Liga Independente das Escolas de Sampa de SP (LIGA). Também foi acompanhado o transporte de outros 128 carros alegóricos, de agremiações ligadas à União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP).
  • Para ocorrências relevantes, que necessitavam de um pronto atendimento, a CET reuniu o Grupo de Operações Estratégicas com as Células de Operações Estratégicas (COE, equipes de motociclistas das GETs), que se estabeleceram na Bela Cintra e ficaram à disposição do gerente de plantão da Sala de Estratégia.
  • Além do Carnaval de Rua, atuamos na região do Anhembi, por ocasião dos desfiles dos grupos especial, de acesso e da apoteose, e nas regiões da Vila Matilde, Butantã e Centro em virtude dos desfiles da UESP.
  • Informações sobre desvios e bloqueios relativos à passagem dos blocos do Carnaval de Rua podiam ser encontradas no site da CET, numa página especial desenvolvida pela Gerência de Marketing e Comunicação (GMC).
  • Nas redes sociais da CET (perfis oficiais), posts alusivos ao Carnaval e ao trânsito lembraram, de forma bem-humorada tanto no Facebook como no Twitter, a importância do respeito às leis de trânsito no período carnavalesco, como um vídeo intitulado “Desfiles das Escolas de Samba” assistido por mais de 5 mil pessoas, com atores do grupo de Artes Cênicas do CETET narrando Escolas de Samba fictícias relacionadas ao trânsito sendo julgadas por critérios de boa ou má conduta nas vias.
  • A campanha no Twitter abrangeu 78 itens publicados pela CET. As publicações informavam bloqueios e desvios de trânsito, Operação Estrada, Rodízio e mensagens educativas com foco na segurança viária, respeito ao pedestre e à sinalização. A maioria das menções coletadas foi positiva.

Carnaval 2019: um agradecimento especial à atuação da CET

O Carnaval de Rua 2019 reuniu, além de milhares de foliões acompanhando os desfiles de mais de 400 blocos pelas ruas e avenidas de São Paulo entre os dias 22/02 (pré-carnaval) e 10/03 (pós-carnaval), todo o time da Companhia de Engenharia de Tráfego num autêntico trabalho de equipe.
O esforço foi hercúleo e valeu a pena! Não só para a festa do lado de dentro mas principalmente para a que acontecia fora do Sambódromo, e em todas as regiões da cidade, a CET marcou presença com seus agentes, gestores de trânsito e empregados administrativos – Profissionais com “P” maiúsculo – empenhados em zelar pela mobilidade de milhões, sejam estes fãs ou não do Carnaval.
Aos funcionários (as) que se dedicaram neste período, tanto em campo, na Central de Operações (a Sala de Estratégia funcionou em plena capacidade), no Copom (central de policiamento) ou no escritório, a Diretoria agradece o afinco e comprometimento de todos.
A CET é uma empresa altamente especializada e única no seu segmento. Grande parte da sua expertise e imagem está associada ao seu corpo de funcionários, em particular aos Agentes de Trânsito, elemento humano mais visível e simbólico da Companhia perante a população. Ao nosso time, Parabéns!

Sebastião Ricardo Carvalho Martins
Presidente da CET-SP


Sala de Estratégia –
A exemplo dos três últimos carnavais, a Sala de Estratégia, no 1º. Andar da CET Bela Cintra, funcionou como uma “Central do Carnaval”, coordenando ações operacionais de mobilidade e servindo como ponto de encontro de vários órgãos (CET, SPTrans, SMSUB e AMLURB) na tomada de decisões. Pela CET estiveram presentes representantes das superintendências de Engenharia de Tráfego (SET), Suporte à Fiscalização de Trânsito (SSF), Sinalização (SSI), Tecnologia (STE), Administrativa e Financeira (SAD) e GMC – Assessoria de Imprensa. Na sala, há acesso a imagens de todos os Departamentos de Controle Semafórico (DCS), ao noticiário local por TV e contato ininterrupto com a Central de Operações.

Além da presença de plantonistas nesse ambiente, gerentes da área Operacional da Companhia deram plantões na central do Copom.

Na Vila Madalena, foi adotado, mais uma vez, o modelo de Zona de Atenção Especial (ZAE), com o fechamento do quadrilátero formado pelas Ruas Wisard, Girassol, Inácio Pereira da Rocha, Morás e Simão Álvares.

Fotos: Marcos Mattos