O tecnólogo Jair de Souza Dias, 54 anos, assumiu a presidência da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no último dia 2 de julho. Com 35 anos de empresa, começou como estagiário de PAC (Posto Avançado de Campo) “aos 19 anos de idade, quando ainda usava óculos”, lembra ele, e passou por diversas áreas operacionais até chegar ao gabinete do 13º andar da CET Barão.

Fiquei feliz [com o convite para a Presidência]. Alguém que começa como estagiário e vira presidente, ininterruptamente, é uma vida profissional inteira dedicada à CET. Eu tenho orgulho de falar que nunca me afastei da Companhia em todos esses anos”, afirma.

Após o estágio, o atual diretor-presidente trabalhou na área de transportes especiais (hoje Gerência de Transportes Especiais), foi efetivado como técnico na então GET 1, passou a analista e assumiu algumas gerências dentro da CET, como a de Sinalização, da Frota (GAF), as GETs 5, 8 e GET OE, além de supervisionar o setor de Ação Social por um tempo antes de ocupar a Superintendência de Engenharia de Tráfego por cerca de quatro anos e a Diretoria de Operações durante seis meses.

O foco da CET é Engenharia de Tráfego e, na verdade, é o cidadão. A gente trabalha prestando um serviço à cidade. Entendo que o Engenheiro de Tráfego tem uma obrigação moral para com a segurança [viária]. Isso é algo que nós vamos persistir pela vida toda. Afinal, a gente busca por uma redução de acidentes próximo de 0”, pontua ao se referir ao índice ideal de óbitos no trânsito paulistano.

Questionado sobre o que os funcionários da CET podem esperar da sua gestão, ele responde: “Podem esperar todo empenho meu e da Diretoria para termos condições favoráveis de trabalho, com reconhecimento no desenvolvimento profissional.

O novo dirigente revela ainda sua paixão pelo trânsito: “Sempre gostei de carro, gosto de dirigir. Vem de menino mesmo, de brincadeira de carrinho, que veio esse meu gosto por mobilidade e trânsito.

Já adulto, Jair Dias seguiu sua vocação e concluiu o curso de tecnólogo na área de Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), com especialização em Trânsito. Também já atuou como professor universitário, tendo sido responsável por implementar o curso de Tecnologia de Transportes Terrestres na Faculdade Zumbi dos Palmares.

Por fim, no âmbito pessoal, Jair tem um casal de filhos: “A moça é advogada e vive fora do Brasil, em Londres; o rapaz é engenheiro de transportes. Sou muito grato à CET por ter me ajudado, também, a criá-los.

Fotos: Marcelo Fortin/DAV