Em 2019, até setembro, foram feitos 419 mil m² de pintura de solo e instaladas 48 mil unidades de sinalização vertical em toda a cidade

A CET, por meio da Gerência de Engenharia de Sinalização Vertical, Horizontal, Canalização e Projetos (GHP/SSI), tem realizado uma intensa ação de revitalização na sinalização de trânsito da capital. Em 2019, até setembro, as equipes da GHP já pintaram uma área equivalente a 58 campos de futebol (419 mil m²), além de terem instalado ou trocado 48 mil placas, colunas ou gradis. Os números de 2019, até setembro, superam em 7,8% e 18% respectivamente as médias mensais de produção de sinalizações horizontais e verticais executadas em 2017 e 2018.

 

Como é sabido, a sinalização é um dos principais elementos a impactar na segurança viária, uma vez que a sua finalidade é garantir a utilização adequada da via pelos usuários.

Dentre as melhorias concluídas nos últimos tempos, está a repintura da sinalização horizontal desgastada e/ou danificada, o que inclui um melhor acabamento nas faixas de pedestres, linhas de retenção, aproximação, tracejada e contínua, rotatórias, linhas duplas amarelas e similares. E, também, a substituição de placas amassadas, desbotadas, pichadas ou vandalizadas.

Os projetos são elaborados pelo corpo técnico com base em vistorias em campo e pedidos de munícipes. As benfeitorias estão espacialmente distribuídas pela cidade, abrangendo várias regiões. Só neste ano, por exemplo, já foram pintadas 9.675 travessias de pedestres em nove meses.

Em setembro, a região central recebeu manutenções tanto de sinalização horizontal como vertical: ruas como Anita Garibaldi, da Consolação, o Viaduto D. Paulina, o viaduto que cruza a Av. 23 de Maio e dá continuidade à Av. Brigadeiro Luís Antônio, a própria Av. Brigadeiro Luís Antônio (toda a extensão), a Praça João Mendes e o entorno da Praça da Sé foram atendidos, além do Viaduto 25 de Março, Viaduto Mercúrio e da Av. Rangel Pestana. A Av. Rebouças, na zona oeste, também teve sua sinalização revitalizada.

A programação segue constante, e até o fim de novembro as avenidas Pedroso de Moraes, Washington Luís e Prestes Maia devem ser igualmente cuidadas pela Sinalização.

A população pode colaborar com a CET informando pontos com desgaste ou dano de sinalização, seja pela ação do tempo ou por vandalismo, por meio da Central 156.


Fotos: SSI/GHP