Viagem a convite do governo britânico abordou tecnologias voltadas à Mobilidade Inteligente

De 18 a 22 de novembro, executivos da Prefeitura, incluindo o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e parte da diretoria da CET como o seu presidente, Jair de Souza Dias, o chefe de gabinete, Edenir Simões, o diretor de Sinalização, Eduardo Cavali Jorge, acompanhados dos superintendentes Eder Carlos de Souza (SSI) e Fernando César Falcão (STE) e ainda do gerente de Planejamento e Projetos Tecnológicos (GPT), Marcelo Fernandes, foram a Londres, capital da Inglaterra, conhecer a central de operações da Transport for London (TFL), a agência de Mobilidade Urbana do governo britânico.
A viagem se deu a convite do governo britânico, que organizou a Missão Internacional São Paulo Study Tour – Innovation and Smart Mobility e é responsável, junto com o Banco Mundial, por manter o projeto Prosperity Fund, criado para o fomento do crescimento econômico em 33 países em desenvolvimento parceiros. Desde 2017, o Brasil é um desses parceiros. A previsão de investimentos no Brasil é de 56 milhões de libras até 2023 (período de vigência da parceria).

 

As cidades brasileiras que participam dessa aliança são Belo Horizonte, Recife e São Paulo. A capital paulista está inserida na iniciativa de Future Cities (Cidades do Futuro) – acordo firmado pelo prefeito Bruno Covas com o Reino Unido que prevê investimentos em modernização de semáforos e em corredores de ônibus – com cinco projetos em desenvolvimento nas áreas de Semáforos Inteligentes (com a CET atuando exclusiva eativamente), Parceria Público-Privada para Corredores de Ônibus (BRT), Plataforma de Gerenciamento de Ônibus e Aquisição para Inovação.
Do montante de 56 milhões de libras, o valor destinado à cidade de São Paulo, contemplando os cinco projetos envolvidos, é de 5 milhões de libras. Os investimentos são gerenciados pelo Banco Mundial.
A TFL é a agência responsável por gerir 580 km de vias, ônibus, metrô, trilhos e transporte fluvial da Grande Londres. Com 8,9 milhões de habitantes, cerca de 5.600 cruzamentos semaforizados e um índice baixo de 100 mortes/ano no trânsito (para comparação, São Paulo registrou 849 óbitos em 2018), a capital da Inglaterra é adepta da política de Visão Zero, para a qual nenhuma morte decorrente de acidentes no trânsito é aceitável.
Semáforos inteligentes – Dos 5.600 cruzamentos semaforizados londrinos, cerca de 4 mil são controlados via Central. O parque semafórico londrino dispõe de 3.600 semáforos operando em SCOOT, sistema de tempo real que começou a ser implantado na década de 90 pela Siemens na Central de Operações Bela Cintra.
Naquele tempo, o SCOOT apresentava poucos recursos gráficos e nenhum recurso de integração com outros sistemas. Mas, as tecnologias foram avançando ao longo dos anos e, em 2012, a Sala Semafórica da CET foi atualizada contemplando hardware e software, com novas funcionalidades sendo propostas como a incorporação de recursos gráficos e a possibilidade de integração com outros sistemas.
Três centrais semafóricas (DCS SO, DCS NO/CN e GET MB) tiveram, em 2019, seus softwares atualizados em sua última versão, restando a implantação da atualização em mais três salas (DCS OE, DCS SU e DCS SE).
Piloto na Av. Nove de Julho – O programa patrocinado pelo governo britânico voltado a São Paulo tem como foco um piloto de tecnologias de Smart Mobility (Mobilidade Inteligente), visando melhorar a fluidez do tráfego e a qualidade de vida dos cidadãos.
O projeto-piloto está dividido em duas fases e tem como campo de estudos a Avenida Nove de Julho e a Avenida São Gabriel, escolhidas pela complexidade operacional e por terem um dos corredores de ônibus mais movimentados do município. A fase 1 começou no segundo semestre de 2018. A simulação serviu para construir uma metodologia que possa ser exportada para qualquer área da cidade, desde que parametrizada corretamente.
“Tivemos a oportunidade de trocar experiências com técnicos londrinos que estiveram no Brasil décadas atrás para implementação de tecnologia e que, portanto, se atualiza até hoje. Retornamos com projetos que vão modernizar a mobilidade da cidade, beneficiando a população”, concluiu o presidente Jair de Souza Dias.