Neste ano, até outubro, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET) já registrou 84.663 atendimentos nas diversas atividades educativas que oferece gratuitamente à população. Desse total, 27.966 (33%) ocorreram dentro de cursos voltados ao público escolar, atingindo alunos do Ensino Infantil ao Universitário, de 4 a 17 anos de idade.

Em dez meses, 207 escolas, em sua maioria públicas, participaram das iniciativas promovidas pelos departamentos de Educação na Rua (DRU/GED) e de Educação a Distância (DED/GED). As encenações de Artes Cênicas foram vistas por 37.447 pessoas (44% de 84.663 atendimentos). Já o Departamento de Educação de Condutores (DCO/GED) contabilizou, no mesmo período, 2.867 condutores que concluíram cursos na modalidade presencial.

Para Luiz Eduardo Pesce de Arruda, superintendente de Desenvolvimento e Educação de Trânsito da CET: “A educação do trânsito é muito significativa. Os efeitos da educação não são necessariamente imediatos, mas eles lançam na vida da pessoa uma reflexão, uma mudança de visão, que vai impactá-la pelo resto da vida.” Os conceitos são passados também para professores da rede pública, que atuam como multiplicadores. “As informações são tratadas de forma que os professores possam, de modo transversal, tratar de Trânsito em qualquer aula que for ministrar”.

No dia 11 de outubro, ao participar da atividade Conhecendo a Cidade no EVT Caio Graco, a estudante Cássia Oliveira de Souza, 9 anos, da EMEF Professora Meire de Jesus Ribeiro, aprendeu a importância de atravessar na faixa de pedestre: “Sempre quando o sinal estiver vermelho para o pedestre, não podemos atravessar; apenas no verde, e sempre utilizando a faixa de segurança”, conta.

Dentre as atividades educativas de trânsito realizadas pela CET por meio do CETET, há desde gincanas, jogos, participações em eventos externos como salões e exposições até cursos presenciais para condutores (7 cursos distintos), cursos a distância com capacitação de professores e direcionados também a outros perfis, como pessoas com deficiência, oito tipos de palestras e programas de educação de trânsito para escolares e idosos, entre outros. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3871-8644 ou por e-mail dee3@cetsp.com.br

(Colaborou Giulia Alecrim)