Desde 16/12, emissora passou a veicular imagens de 32 equipamentos. Acesso para fins exclusivamente jornalísticos é resultado da Portaria SMT.GAB 060/19

Desde 16 de dezembro, os telejornais locais da Rede Globo – Bom Dia São Paulo, SPTV 1 e SPTV 2 – passaram a exibir imagens de 32 câmeras de monitoramento do trânsito pertencentes à CET, para subsidiar as reportagens veiculadas. Após uma série de tratativas envolvendo as equipes da Diretoria de Sinalização, Superintendência de Sinalização (SSI), gerências de Infraestrutura e Gestão e de Informática e, também, da Assessoria de Imprensa da CET/SMT com a emissora, concretiza-se uma parceria que é o resultado do aceite a um termo de adesão anexo à Portaria SMT.GAB 060/19, publicada em 26 de abril deste ano.

A portaria disponibiliza às empresas de comunicação social, mediante prévio requerimento, o acesso às imagens do Sistema de Monitoramento de Trânsito da CET para fins exclusivamente jornalísticos. Conforme disposto no Termo de Adesão, as emissoras de TV podem editar as imagens conforme a sua relevância jornalística, mas não podem alterá-las com ferramentas de computação gráfica ou assemelhadas.

Durante a exibição, é obrigatório dar o crédito à CET-SP, expondo de forma clara a marca d´água da Companhia de Engenharia de Tráfego.

A parceria com a TV Globo é a primeira dentre outras que já estão em evolução. “Em breve, a TV Bandeirantes e a ainda embrionária CNN Brasil, que deve estrear sua primeira transmissão no ano que vem, também vão reproduzir as nossas imagens”, conta o superintendente Éder Carlos de Souza (SSI). Outros grupos com interesse são a TV Record e a ESPN.

As 32 câmeras franqueadas mostram cenas em tempo real de importantes corredores e regiões da cidade, a exemplo dos cruzamentos das avenidas Cidade Jardim, dos Bandeirantes, do Estado, Pacaembu, Rebouças, Paulista, Santo Amaro e das ruas da Consolação e Anhaia junto à Av. Pres. Castello Branco (Marginal Tietê).

Adequação de sistemas – Incumbe à empresa solicitante adequar seus sistemas para poder transmitir as imagens cujo acesso lhe for franqueado. Para tanto, do ponto de vista técnico, é necessário que a emissora interessada faça a aquisição de um link de dados com 100 megas ponto a ponto chegando até a CET Bela Cintra e repasse o IP desse link para a CET.

Posteriormente, o acesso é liberado às imagens provenientes de equipamentos de monitoramento digitais e analógicos com dispositivo eletrônico do tipo Encoder para melhorá-las.

Para desenvolver a ferramenta, a SSI trabalhou na separação de câmeras por servidor, criação de senha no Digifort (um software de gerenciamento de imagens) e, juntamente com a GIN (a área de informática da CET), criou endereçamento via browser para acesso direto por câmera.