Em meio à onda de alerta no mundo contra a Covid-19 (doença causada por um novo Coronavírus) e com a confirmação dos primeiros casos na cidade de São Paulo logo após o Carnaval, a Gerência da Central de Operações (GCO/SET) iniciou em 26/2 uma ação de incentivo ao uso do álcool gel pelos cerca de 300 empregados que trabalham naquela sala, nos quatro turnos.
Em 21 pontos da Central (sobre as mesas e estações de trabalho), são disponibilizados frascos de álcool gel, que são vistoriados e repostos com frequência. Junto de cada frasco, há um display informativo e panfleto sobre contaminação por objetos de uso comum, como mouse e teclado. O material educativo lembra, por exemplo, que um teclado de computador pode ter mais bactérias do que um vaso sanitário e que o mouse e o telefone celular podem ser ainda piores.
Nos banheiros masculinos e femininos, cartazes ensinando a lavagem correta das mãos também podem ser consultados. Há informes estimulando o uso de álcool gel colocados na cozinha, nas áreas de pausa para o café e nos murais.
Lembre-se: cuidados básicos de higiene pessoal, como lavar bem as mãos, usar álcool gel e cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitam a disseminação de vírus e bactérias de um indivíduo para outro. Havendo manifestações de sintomas, procure assistência médica.