Além da Sinalização, superintendências de Engenharia de Tráfego e Tecnologia mantêm páginas dentro do mesmo ambiente

A Superintendência de Sinalização e Infraestrutura (SSI) inaugurou, em 23 de junho, um novo conteúdo na Intranet. Ao escolher o canal “Sinalização” e clicar em “SSI” no menu à esquerda, o usuário irá encontrar uma gama de informações e imagens apresentando aquela Superintendência, suas atribuições, organograma, conquistas, principais desafios e resultados além de curiosidades da rotina dessa área da Companhia.

Na mesma linha, é possível conhecer o que faz cada uma das quatro gerências que constituem a SSI: de Engenharia de Sinalização (GSI), Engenharia de Sinalização Horizontal, Vertical, Canalização e Projetos (GHP), Engenharia de Sinalização de Obras (GSO) e de Infraestrutura e Gestão (GIG) bem como o que é e para que serve o Departamento de Gestão da Sinalização (DGS). Este setor detém todos os quantitativos do Parque de Sinalização (semafórica, vertical, horizontal, dispositivos de segurança, obras e lombadas) desde 1983.

“Com um conteúdo novo e atualizado, a intenção é divulgar mais o trabalho da SSI para o público interno, valorizando o nosso time e as diferentes atividades. A cidade bem sinalizada contribui para salvar vidas”, explica o superintendente Eder Carlos de Souza (SSI).

A cidade de São Paulo possui um parque de sinalização viária na ordem de 4.980.980 m² de sinalização de solo e 502.573 unidades de placas de regulamentação/advertência, dentre outros dispositivos, e 6.567 cruzamentos semaforizados.

Clique na imagem para ir à página inicial da SSI

Desafios e curiosidades – Um dos desafios enfrentados pela Sinalização era, por exemplo, as infiltrações de água nas emendas de cabos elétricos, que representavam um problema recorrente na manutenção do sistema semafórico. Chamados relacionados a curtos circuitos eram uma constante.

Mas, o cenário mudou a partir do início do uso de um novo material – Kit gel – que proporcionou uma diminuição de falhas de semáforo apagado em até 38%, comparando-se os três primeiros meses com o último trimestre de 2019.

No tocante à sinalização horizontal, de 2017 a 2019, a Sinalização executou uma média anual de 554.446 m² de pintura de solo, o que equivale a pintar quase 233 campos de futebol em três anos (ou 6,47 campos em média por mês).

Em maio deste ano, a produção mensal ficou em 115.297m², que, comparativamente à média mensal do último triênio (46.204 m²), culminou num aumento de 149,54%.

Veja mais visitando a nova página da SSI na Intranet, onde também estão disponíveis dados e informações sobre a estrutura das superintendências de Engenharia de Tráfego (SET) e de Tecnologia (STE).

Foto: Ivana Steffani (GMC)