Sistema eletrônico facilita a fiscalização de obras na via pública

Denominada e-CFO, ferramenta agiliza o trabalho em campo, reduz a margem de erro e emissão de papéis
Por mês, são realizadas em média 6 mil fiscalizações de obras na via pública com o envolvimento de funcionários da Gerência de Obras (GOB) e das GETs. Até 2020, o serviço era 100% manual: milhares de Comunicações de Fiscalização em Obras (CFOs) eram preenchidas à mão, com tramitação de papel entre as áreas envolvidas. Mas, a partir de janeiro de 2021 a tecnologia chegou com a implementação do Projeto e-CFO, desenvolvido pela própria CET, com o aplicativo para uso nos smartphones dos agentes de trânsito nas atividades de fiscalização de obras na via, mapa georreferenciado de obras e sistema de gestão da fiscalização.
Com o objetivo de modernizar o ato de fiscalizar e acompanhar as etapas das ocupações autorizadas, emergenciais e não autorizadas (clandestinas) na via pública, em junho de 2018 uma equipe de colaboradores da CET, formada por representantes da Gerência de Obras GOB/SSF, Gerências de Engenharia de Tráfego GETs/SET e da Gerência de Informática GIN/STE, sob a coordenação conjunta de GOB e da Gerência de Planejamento e Controle Operacional GPO/SET, iniciou o desenvolvimento da ferramenta.
Henrique Carlos Cardoso, do Departamento de Acompanhamento e Fiscalização de Obras (DFO/GOB), trabalha na gestão das obras, organizando documentos e as escalas do efetivo operacional: “Os benefícios imediatos foram o ganho de tempo e a redução na emissão de papéis. Antes, o agente em atividade de fiscalização de obra gastava em média 6 minutos para elaborar a CFO. Esta informação só voltava à base depois de 5, 6 horas da obra ser fiscalizada. Aí era preciso checar eventuais inconsistências, pedir correção, digitalizar tudo, enfim, era tudo muito moroso. Com o e-CFO, o agente não demora nem 2 minutos, concluo a produção de um turno em 45 minutos geralmente. Agora as informações do que se passa em campo são em tempo real”.
A agente de trânsito Gislaine Cristina Araújo, também do DFO, celebra as facilidades do novo sistema para a atividade em campo: “Tem ajudado muito. Sobra mais tempo para nós, agentes, nos empenharmos em outras tarefas pela cidade. Recebi um treinamento básico, uso e não é difícil. ”
Paulo Fernandes Custódio, agente de trânsito da GET NO, concorda: “A vantagem é que, com o aplicativo, consigo visualizar onde está cada obra, sua situação (se é emergencial, programada ou clandestina), quais são as providências urgentes demandadas e o status da fiscalização. Tudo em tempo real, fiel à realidade. Erros de preenchimento comuns no papel viraram passado. ”
Marcos Rodrigues da Silva, que trabalha na gestão das obras da GET NO, conclui: “No sistema antigo (em papel), ficávamos mais vulneráveis a erros de preenchimento, interpretação de caligrafias. Sendo eletrônico e estando integrado com outros sistemas corporativos usados na CET, é possível ter um raio-X exato do trabalho operacional. É um progresso.”
Com a consolidação do e-CFO, a expectativa da CET é obter uma redução significativa de:
- 11 mil Talões de CFOs;
- 130 mil folhas de papel;
- 6 mil horas de trabalho (Agentes e Gestores de trânsito);
- Impressão;
- Tramitação de CSs e papéis (malotes);
- Redução de espaço de arquivamento, com melhoria na rastreabilidade de informações.
Como funciona
O projeto integrou quatro sistemas para identificação das obras: Controle de Solicitações CS, Geosampa, Aplicativo e-CFO e Sistema de Gestão de Fiscalização de Obras e-CFO.
A partir das obras autorizadas no sistema CS é possível a visualização das obras no Mapa (Geosampa e App) e na Lista de Obras do App.
No aplicativo e-CFO o agente de trânsito em campo registra as informações referentes à fiscalização da obra, e os dados ficam disponíveis no Sistema de Gestão da Fiscalização de Obras e-CFO, com acesso pela Intranet. Esse sistema possibilita a consulta das CFOs elaboradas, a gestão da fiscalização de obras ou quaisquer outros encaminhamentos necessários.
Para a diretoria da CET, este projeto mostra-se precursor de novos projetos tecnológicos operacionais que visam garantir a mobilidade urbana por meio do aprimoramento da eficiência operacional e fortalecimento da governança corporativa.
Mapa de obras
Aplicativo eCFO
Sistema de Gestão eCFO
Fotos: Marcos Mattos e Antônio Nascimento