Jair de Souza Dias (Presidente da CET), Frederico Carneiro (SENATRAN), Frederico Pierotti (CETRAN-SP), Daniel Sato (GGC/CET), Edenir Simões (CGP/CET) e Eduardo Faria (SENATRAN).

O Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, e o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-SP), Frederico Pierotti Arantes, foram recebidos pela Diretoria da CET na manhã do dia 7 de dezembro. A visita técnica, que começou com uma reunião na Presidência da Companhia, abrangeu uma ida à Central de Operações na Rua Bela Cintra.

Além de conhecer a estrutura da Central, os dirigentes da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN, vinculada ao Ministério da Infraestrutura) e do CETRAN-SP visitaram o Departamento de Controle Semafórico da GET 5 SO – DCS SO. Também viram de perto um veículo de fiscalização da Zona Azul.

“É muito importante a aproximação da Secretaria com o órgão responsável pelo trânsito do município de São Paulo, para que a gente possa conhecer a realidade da atividade da CET, extrair boas práticas e levá-las como experiência positiva a outros municípios, promovendo a integração entre os órgãos [do Sistema Nacional de Trânsito]”, afirmou Frederico Carneiro.

Ele ressaltou a importância da gestão de dados: “Pelo controle diário do tráfego que a CET faz, é possível obter informações e dados valiosos para a gestão do trânsito. A CET é uma referência nesse âmbito no País. A demanda da cidade de São Paulo é enorme, então quanto mais investimentos houver nos órgãos de trânsito, melhor é a qualidade do serviço a ser prestado.”

Igualmente bem impressionado, o executivo do CETRAN-SP pontuou: “É a primeira vez que venho ao Centro Operacional da CET e estou impressionadíssimo. Acho que o cidadão desconhece a Operação como um todo e, talvez por isso,não dê tanto valor ao agente de fiscalização e à própria Companhia. A CET é um órgão atuante de referência no Brasil.”

Pierotti lembrou que, atualmente, metade dos recursos de multas que chegam ao CETRAN do Estado de São Paulo para análise em segunda instância são de origem do DSV. “Isso, claro, muito em razão do volume de veículos que circulam na Capital. Mas, a expectativa é estreitarmos o contato para aprofundar a parte da Educação de Trânsito.
A educação é o grande ponto que temos de trabalhar pelo interesse comum da sociedade.”

Panorama – Na sala de estratégia, os visitantes assistiram uma exposição feita pela gerente da Central de Operações, Efigênia Nicacio Lima, que os apresentou a um panorama geral sobre o desafio da CET monitorar a circulação de mais de 9 milhões de veículos emplacados na cidade de São Paulo, atender aproximadamente 1.800 ocorrências viárias por dia, cumprir 123 rotas perfazendo 1.500 km de vias diuturnamente, prover sinalização adequada, levar boa educação a motoristas e pedestres e, ainda, executar o planejamento viário com soluções inteligentes a fim de atender às necessidades dinâmicas da mobilidade paulistana.

“A própria CET desenvolve aplicativos e sistemas que são ferramentas úteis na rotina do agente em campo, como o e-AIT, o e-GO e para fazer a fiscalização de obras na via pública. É a tecnologia sendo usada no dia-a-dia da empresa, que faz também parceria com o Waze”, frisou o superintendente Henrique Bekis Junior (SET).

Presente na visita técnica, o diretor de representação dos empregados da CET, Marcelo Moraes Isiama (DR), disse: “Foi uma boa visita, a SENATRAN e o CETRAN-SP ficaram satisfeitos e se mostraram muito interessados na gestão de dados, entendendo que a CET pode ser referência nesse aspecto.”

Fotos: Marcos Mattos