29 Cipeiros tomaram posse no dia 6/12, com mandato até 2023

Ao contrário do que muitos pensam, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) não é um órgão de representação de empregados. O objetivo dessa comissão, obrigatória para todas as empresas que tenham a partir de 20 funcionários, é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, visando a preservação da vida e da saúde do trabalhador. Assim, em 6 de dezembro, tomou posse a nova composição da CIPA na CET, presidida pelo colaborador João Previz Rodrigues (GPL).

Com 29 membros, tanto da Operação como da área administrativa, a CIPA tem no seu slogan, Gestão PartiCIPAtiva, a síntese do seu maior desafio: “A prioridade é resgatar a CIPA dentro da CET, ressaltando a responsabilidade de cada empregado no sentido de compreender, e efetivamente exercer, a segurança do trabalho no seu dia a dia.”, afirma Previz.

Para promover a saúde e segurança no ambiente corporativo, a CIPA realiza diferentes atividades e ações. A mais conhecida delas é a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que todo ano acontece na Companhia, mas não é só isso. Tudo começa com um checklist: nele devem estar todos os pontos que garantem a segurança do trabalhador.

Além de vistorias nas áreas, é atribuição da CIPA a elaboração e atualização dos mapas de riscos em todas as áreas da empresa. Para tanto, a gestão 2021/2023 pretende otimizar esforços de modo integrado: “Vamos buscar integrar e compartilhar conhecimentos com o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSS/GRH) e com colegas das equipes de Brigada de Incêndio, afinal, todos temos o mesmo propósito.”

A fim de divulgar mais a CIPA dentro da Companhia, foi criada uma página acessível pela Intranet: https://sites.google.com/view/cipa-cetsp/início

Conheça mais sobre essa importante Comissão visitando o link acima.

Fotos: Marcos Mattos