Na manhã do dia 5 de dezembro, o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação da cidade de Porto Alegre/RS (EPTC), Pedro Bisch Neto, e o diretor técnico, Flávio Caldasso, fizeram uma visita técnica à Central de Operações, ao Departamento de Controle Semafórico da Região Sudoeste (DCS SO) e ao Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), todos alocados no prédio da CET Bela Cintra.

O objetivo foi promover a troca de experiências e de boas práticas na gestão, operação e fiscalização do trânsito entre as capitais paulista e gaúcha.
Na oportunidade, os visitantes foram recebidos pelo presidente da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye, e pelos supervisores Juliana Coelho (DOP/GCO) e Marcelo Guidolin (DOC/GCO), além do gerente Daniel Sato (GGC).

Dentre os assuntos abordados no encontro, destacam-se o processo de modernização semafórica adotado em São Paulo, a Operação e Fiscalização de Trânsito em eventos e obras, particularidades da Lei Municipal de Eventos (Lei 14.072) e os resultados positivos da Faixa Azul.

A reunião começou com a contextualização das Cidades e suas problemáticas, muitas delas comuns tanto a São Paulo como a Porto Alegre, a exemplo do furto e vandalismo ao parque semafórico. “Em três meses, foram mais de 8.000 m de cabos semafóricos furtados em Porto Alegre”, contou o dirigente da EPTC.

Sobre a Faixa Azul, Pedro Neto manifestou bastante interesse em implantá-la no sistema viário porto-alegrense.
“Assim como São Paulo, precisamos pedir autorização à Senatran primeiro. Vamos seguir o exemplo da CET. Esse network é muito importante, para trocarmos conhecimento e aprender”.

 

                

 

                                          

 

Texto: Tatiane Yano Miashiro
Fotos: Marcos Mattos