A CET, na manhã de 06/12, realizou a entrega do 13º Prêmio de Educação de Trânsito, que tem como objetivo incentivar a criatividade, reflexão e a produção de trabalhos voltados para a segurança no trânsito. A cerimônia ocorreu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, localizado na Rua Rosa e Silva, 60, região central da capital paulista.

A 13° edição atingiu 9.030 inscrições e 5.850 trabalhos recebidos em 16 categorias.

O tema central deste ano foi: É possível fazermos um trânsito mais seguro: compartilhe bons exemplos!

“É uma premiação muito importante, a participação da sociedade junto com a CET na promoção da melhoria do trânsito, trazendo esse tema muito forte, que é apresentar bons exemplos. É um trabalho muito grande, e eu fico muito feliz de estar aqui representando a Secretaria de Mobilidade e Trânsito e a CET.”, afirmou o presidente da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye.

Representando o superintendente de Desenvolvimento e Educação de Trânsito, Sérgio Amaral, Susana Nunes Penna (GED) agradeceu todos os envolvidos na organização do Prêmio CET: “Uma iniciativa vitoriosa que incentiva a população e nos ajuda a estreitar os laços com a sociedade em geral”.

“São vocês que estão nos premiando, com a participação, novidades e propostas, que, com certeza, serão utilizadas em nosso trabalho no dia a dia, para a melhoria da segurança de todos na cidade. Quando vocês participam, nos ajudam a cumprir o nosso principal objetivo: salvar vidas”, ressaltou o diretor-adjunto de Planejamento e Projetos, Valtair Valadão, referindo-se aos vencedores.

Além deles, três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e outra particular, receberam menções honrosas por terem inscrito o maior número de trabalhos:

  • Escola municipal: EMEF Vianna Moog – 280 trabalhos enviados.
  • Escola estadual: EE Doutor Mário Lopes Leão – 208 trabalhos enviados.
  • Escola particular: Colégio Filomena de Marco – 374 trabalhos enviados.

A solenidade contou ainda com as apresentações do musical Ensemble, fundação do Theatro Municipal com um repertório de música clássica, e da banda cover Queen Live Kids.

Uma experiência inusitada – Participando pela 1° vez, Fernanda Degolin foi a 1° colocada na categoria Tecnologia – Jogos educativos. Fernanda desenvolveu um site, onde conta as experiências dos personagens em seu dia a dia no trânsito, dando dicas de como ter um bom comportamento ao se deslocar. Ao final, as pessoas realizavam um quizz, envolvendo perguntas relacionadas aos contos. “Participar dessa iniciativa foi uma experiência inusitada e maravilhosa, pois recebi a notícia da premiação no mês do meu aniversário!”

Uma história de superação – Maria das Graças, 2° colocada na categoria Educação de Jovens e Adultos, criou uma frase para rede social: “Compartilhe responsabilidade no trânsito, cada gesto de gentileza salva sonhos e histórias”.

Ela explicou o significado de seu trabalho: “Essa frase significa muito para mim: em 2012 perdi meu neto de apenas 4 anos em um acidente de trânsito, ele tinha uma vida inteira pela frente. Por isso, temos que ter responsabilidade no trânsito, para preservar a nossa vida e a dos outros”.

Persistir sempre – Janete Espósito participa do Prêmio desde a 7° edição e foi a 2° colocada na categoria Educador, com o trabalho de Soneto. Emocionada, ela conta a alegria de ser laureada após tantos anos participando: “É muito gratificante poder ter o nosso esforço e dedicação reconhecidos, mesmo após tantos anos participando. É realmente uma sensação única”.

Os trabalhos vencedores podem ser acessados no link:
http://www.cetsp.com.br/consultas/os-vencedores-do-13o-premio-cet-de-educacao-de-transito.aspx

               

               

              

              

              

             

Texto: Isabella Rossino, estagiária na Assessoria de Imprensa da CET
Fotos: Marcos Mattos