Cerimônia de entrega da premiação ocorreu na tarde de 13/12 em Brasília, com parte da diretoria da Companhia presente

Comitiva da CET com o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão (no centro de gravata vermelha), e Maria Alice Nascimento Souza (Diretora do Departamento de Segurança no Trânsito; de blazer vermelho, ao lado do Hemilton).

Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) venceu o Prêmio Senatran, desta vez com o projeto da Área Calma de Santana. Concorrendo pela Categoria V – Implementação de Iniciativas, Soluções Tecnológicas e/ou Projetos relacionados à infraestrutura urbana, a CET ficou em 1º lugar e foi laureada numa cerimônia realizada na tarde do dia 13 de dezembro, em Brasília.

O Prêmio Senatran é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, que tem como objetivo reconhecer instituições, profissionais e acadêmicos que valorizam a segurança no trânsito em suas áreas de atuação, além de incentivar a inovação, projetos, boas práticas e produção científica relacionados à segurança viária.

O presidente da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye, recebeu o troféu das mãos de Fábio Vargas, gerente de projetos da Secretaria. Além dele, a comitiva da CET foi composta pelo diretor-adjunto de Planejamento e Projetos, Valtair Valadão, pelos gerentes José Júlio Rebelo (GST) e Daniel Sato (GGC), pela supervisora Telma Micheletto (DEA/GST), as assessoras técnicas Rosa Maria Jodas (DA) e Silvana Di Bella (SPP) e o supervisor Edward Nogueira (DAE – 1).

“Esse prêmio representa o reconhecimento nacional de um trabalho efetuado pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Fomos premiados com o projeto Área Calma de Santana, elaborado pela CET, e baseado no foco da redução de acidentes de trânsito. Parabéns a todos!”,
disse Inouye.

A região de Santana, na Zona Norte, foi a primeira a receber a intervenção da Área Calma, em 2018. Naquele ano, o cruzamento das ruas Salete com Dr. César recebeu uma rotatória e uma extensão do passeio permitindo melhorar o fluxo veicular e garantir a segurança e conforto dos pedestres nas travessias. Melhorias em prol do ato de caminhar também foram implantadas no entorno do terminal de ônibus e da estação de metrô Santana.

Foto: Marcelo Fortin

A partir da implementação dos projetos, verificou-se redução dos sinistros de trânsito, com uma queda significativa de 86% na fatalidade dos atropelamentos, redução de 44% na ocorrência dos atropelamentos e redução de 53%% nas ocorrências de sinistros de trânsito veiculares com vítimas, comparando três anos antes e três anos depois da aplicação das ações do Programa.

A proposta de uma Área Calma é melhorar a segurança dos usuários, reduzir o número e a gravidade dos atropelamentos, priorizar o deslocamento a pé e estimular o uso de bicicletas e caminhadas, favorecendo ganhos ambientais e de convívio social em regiões caracterizadas por grande aglomeração de pedestres, fluxo intenso de veículos de passeio e de transporte coletivo bem como a forte presença de comércios.

Prêmio Senatran 2022

Em 8 de dezembro de 2022, em Brasília, a CET foi laureada com o 1º lugar na Categoria VIII – Órgãos Integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) dos Municípios A conquista foi um reconhecimento à qualidade do projeto-piloto da Faixa Azul, implantado até então nas avenidas 23 de Maio e dos Bandeirantes para reduzir acidentes e mortes de motociclistas.

Para mais informações sobre o Prêmio Senatran, acesse: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/senatran/premio-senatran-2023
A cerimônia ocorrida em 13/12 pode ser assistida no link: https://www.youtube.com/watch?v=2Z0HFuI0y3I