Intermediada pelo presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-SP), Frederico Pierotti Arantes, a visita de assessores do DETRAN-SP à Central de Operações da CET aconteceu na tarde de 30 de abril, quando um grupo de executivos do Departamento Estadual de Trânsito paulista conheceu as instalações e a infraestrutura técnico-operacional da Central e da Sala de Estratégia.

Como explicou Arantes ao abrir a reunião, “o DETRAN-SP irá montar sua primeira Central de Operações e, antes de construí-la, está visitando algumas Centrais de Operações de órgãos semelhantes, que lidam com mobilidade, para conhecê-las e trocar experiências, como um referencial”. Além da CET, os centros de controle operacional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Comando da Polícia Militar (Copom) também foram visitados recentemente.

A comitiva do DETRAN-SP assistiu uma breve apresentação institucional feita pelo supervisor do Departamento de Operação da Central, Marcelo Guidolin (DOC). A responsável pelo Departamento de Organização e Planejamento da Central de Operações, Juliana Coelho (DOP), explicou o fluxograma de atendimentos e de despacho de ocorrências seguidos pelos agentes de trânsito em seu dia-a-dia.

Pelo DETRAN-SP, participaram do encontro o assessor de Governança e Estratégia, José Iberê Fernandes Junior, a arquiteta Norma Letícia Camargo Gregório, o gerente de Projetos, Valdir Barreto Andrade Filho, o gerente de Atendimento ao Cidadão, Bruno Zaia Boneto, e o consultor da Fundação Vanzolini, Carlos Rocha.

Pela CET também estiveram presentes o diretor administrativo-financeiro, Rafael Rodrigues de Oliveira (DA), o gerente de governança corporativa, Daniel Sato (GGC) e o supervisor do Departamento de Gestão de Riscos e Controles Internos, João Paulo Kalamar Tibério (DGR).

Para Oliveira, o intercâmbio de conhecimentos com a equipe do DETRAN-SP é sempre benéfico para aprimorar a missão de ambas instituições, de salvar vidas no trânsito. “Estamos todos a favor desta importante causa, podemos contribuir um com o outro”, declarou o diretor da CET que, dentre outros pontos, esclareceu questões sobre gestão de serviços e contratos aos pares do órgão estadual de trânsito.

Fotos: Marcos Mattos