A fim de aprimorar o processo de controle de dispositivos de sinalização temporária (cones, cavaletes, cilindros e barreiras plásticas), as gerências de Informática (GIN), de Planejamento Operacional (GPO/SET) e as GETs desenvolveram o aplicativo e-MAT, que começou a ser testado por alguns agentes de trânsito em julho.

Por meio do Ato do Presidente 011/24, emitido em maio, foi instituído o grupo de trabalho e-MAT. Contudo, essa equipe iniciou os trabalhos há dois anos em maio de 2022, passando pelas fases de concepção, desenvolvimento, testes até a fase final da deflagração do teste de campo.

“Acreditamos que o app e-MAT, associado a outras medidas, auxiliará sobremaneira na logística de recolhimento do material de campo, evitando-se perdas, vandalismo e prejuízos econômicos”, explica Fernanda Hayek (GPO/SET), coordenadora do GT.

No e-MAT, o agente em campo registrará informações como:

  • Material disponível na viatura;
  • Reposição ou devolução de material nas áreas operacionais;
  • Recolhimento de material em campo nas ocorrências diversas;
  • Confirmação ou reposição dos materiais posicionados em pontos estratégicos (Chuvas de Verão e de ocorrências específicas a exemplo de fechamento de canteiros, transposições, etc.).

O registro de reposição e devolução de materiais subsidiará o controle de estoques das unidades por meio do Sistema de Gestão de Materiais (e-MAT). Com o mapa de materiais em campo, proporcionará a visualização e planejamento logístico do recolhimento dos materiais.

O e-MAT possui integração com o e-GO, possibilitando um único login e permitindo a utilização de informações já cadastradas no e-GO para registro das movimentações de materiais.

Cabe ressaltar que todo o desenvolvimento da ferramenta foi realizado pela equipe própria da CET, sem a necessidade de contratação externa.

Benefícios esperados –A implementação do app é uma iniciativa sustentável alinhada ao aprimoramento da eficiência operacional. Com isso, esperam-se os seguintes benefícios:

  • Redução anual de pelo menos 50% das perdas de materiais em campo;
  • Identificação dos locais e principais tipos de interferências que promovem perda de materiais;
  • Aprimoramento da gestão do estoque para subsidiar novas aquisições.

O teste teve início em 11 de julho, com participantes da GET2 NO, GET5 SO, GET6 MB, GET7 LE e GET8 OE. A supervisão é do GT e-MAT.

 

                                        

*Fotos: GPO/SET