40a. SIPAT CET: Confira como foi a prática de terapias corporais na Sumidouro
Público assistiu a uma palestra sobre Medicina Tradicional Chinesa e experimentou Acupuntura
A 40a. Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (SIPAT), realizada na CET de 4 a 8/11, levou, aos funcionários lotados no Complexo Sumidouro, uma palestra sobre Medicina Tradicional Chinesa (MTC) dada pela terapeuta e acupunturista Márcia Mandatte na manhã de 6/11.
Em sua exposição, ela explicou os fundamentos da medicina chinesa e os benefícios da Acupuntura para a saúde em geral, destacando como a manifestação de doenças está relacionada às emoções. A Acupuntura é um ramo da MTC que trata o paciente com o uso de finas agulhas aplicadas em pontos específicos do corpo.
Conforme a palestrante, a MTC foi desenvolvida ao longo de milhares de anos para promover o equilíbrio do corpo, considerando o ser humano como um sistema de Energia Vital (Qi) que circula por diversos pontos de controle. Suas práticas, como canais de energia (meridianos), pontos específicos, diagnóstico e tratamento, baseiam-se em conceitos como Yin e Yang, os Cinco Elementos, Qi (energia), Xue (sangue) e a relação entre órgãos e vísceras.
A MTC entende que problemas de saúde surgem pelo desequilíbrio ou bloqueio do Qi, causado por fatores como má alimentação, estresse e traumas. Os principais métodos de tratamento incluem acupuntura, ventosaterapia, fitoterapia, dietoterapia, moxabustão, Tui Na (massagem), Qi Gong e Tai Chi Chuan.
A funcionária Edgar Retige, que trabalha na CET há 11 anos, conta que já fez acupuntura. Ele destaca a importância de trazer esses temas para o ambiente de trabalho: “A acupuntura foi para me ajudar principalmente no equilíbrio. Eu o perdi devido a um problema no ouvido, e, por causa disso, fiquei sem praticar esporte, perdendo massa muscular. Agora, estou retomando gradativamente, pois nosso corpo tem memória física.”
A SIPAT trouxe aos trabalhadores conhecimentos sobre os cuidados essenciais com a saúde física e mental, estimulando práticas que previnam acidentes e doenças ocupacionais. Sabe-se que bons hábitos impactam no desempenho e produtividade dentro da empresa.
Texto: Bela Antunes
Fotos: Marcos Mattos