Presidente Hemilton Tsuneyoshi Inouye e o Diretor-adjunto de Planejamento e Projetos, Valtair Valadão

A cidade de São Paulo venceu a trilha Mobilidade do Prêmio Mobilidade Estadão 2025 como Cidade Destaque em Mobilidade. Na noite de 11/11, na Cinemateca Brasileira, o diretor presidente da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye, representou o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, na solenidade de entrega dos prêmios. 

Com 44 categorias em quatro trilhas (Jornal do Carro, Motomotor, Estradão e Mobilidade), o prêmio é uma iniciativa do jornal O Estado de S. Paulo para celebrar inovações e destaques da indústria automotiva e de caminhões, motos e serviços relacionados à mobilidade no Brasil.

Os jurados avaliaram seis quesitos atribuindo notas de 1 a 5 para 12 cidades pré-selecionadas. A cidade que somou o maior número de pontos venceu a categoria:

  • Descarborização com ampliação da frota de ônibus elétricos e/ou a gás;
  • Qualidade na oferta de diferentes modais de transporte público: BRTs, VLTs e transporte sobre trilhos; 
  • Aumento das iniciativas relacionadas à mobilidade ativa, como expansão de ciclovias e segurança de pedestres;
  • Iniciativas relacionadas à segurança da mulher no transporte público;
  • Campanhas para redução de sinistros de trânsito;
  • Soluções criativas para financiamento da mobilidade urbana.

São Paulo foi reconhecida como Cidade Destaque em Mobilidade.

A comissão julgadora era composta por especialistas na área de Mobilidade Urbana, como Sérgio Avelleda (coordenador do núcleo de Mobilidade Urbana do Insper) e Meli Malatesta (arquiteta-urbanista doutora em Mobilidade Ativa), além de jornalistas setoristas no segmento de Transportes e influenciadores digitais.