Diretor-adjunto de Planejamento e Projetos da CET, Valtair Valadão

A cidade de São Paulo conquistou o 1° lugar na Categoria III – Redução do Índice de Mortes no Trânsito em Estados e Municípios do Prêmio Senatran 2024. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília no dia 5/11, com a presença do representante do município, o diretor-adjunto de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Valtair Valadão.

A capital paulista venceu como o município com população acima de 450 mil habitantes, da região Sudeste, com maior índice de redução de mortes no trânsito no ano de 2022 em comparação com 2021. A metodologia do certame usou a base de dados estatísticos sobre mortalidade no trânsito do DATASUS (órgão ligado à Secretaria de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde).

O Prêmio Senatran é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que tem como objetivo fomentar iniciativas, projetos e produção técnico-científica voltados à segurança no trânsito, incentivando organizações públicas e privadas a aderirem ao PNATRANS e estimular o engajamento da sociedade brasileira ao propósito de redução dos sinistros de trânsito.

Em 2023, a CET ganhou o Prêmio Senatran com a iniciativa da Área Calma de Santana, na Categoria V. Em 2022, a Faixa Azul deu à CET o 1º lugar na premiação da Senatran, naquele ano, na Categoria VIII.