CET/SP aderiu ao Sistema RADAR, do Serpro, para modernização do sistema de gestão das autuações lavradas na capital paulista.

A Companhia de Engenharia de Tráfego, visando o aprimoramento na prestação de serviços ao cidadão paulistano, contratou o Serpro (Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação) para processar as autuações de infrações de trânsito lavradas na capital paulista por meio do sistema denominado Radar.

Trata-se de uma plataforma digital de gestão de infrações de trânsito, que faz integração com as bases nacionais da Senatran – Renach, Renavam e Renainf – e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e, também, com o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Como a migração do sistema atualmente em uso (APAIT) para o sistema Radar requer a integração com outros agentes externos e a adequação de procedimentos, a CET e o Serpro promoveram um workshop na manhã de 5 de fevereiro, para apresentar as funcionalidades do novo sistema e suas implicações nas atividades de cada unidade/órgão envolvido, bem como o andamento das atividades já executadas.

O evento, realizado no auditório da Receita Federal, teve a presença de 111 participantes, entre funcionários da CET, da Fazenda Municipal e representantes de outros órgãos autuadores na cidade de São Paulo como a GCM e a Polícia Militar, além de autoridades a exemplo do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

Benefícios esperados – “Tudo isso está sendo produzido para facilitar a vida do usuário do sistema viário, do condutor e do proprietário do veículo. Com o Radar, o pagamento das multas será simplificado, o que possibilitará a redução do tempo de baixa de 5 dias úteis, em média, para alguns minutos, liberando rapidamente o licenciamento e a transferência de veículos. Com a emissão de relatórios de gestão, será possível a tomada de decisão e planejamento de forma mais eficiente. O sistema permitirá a digitalização de processos, eliminando papéis e reduzindo custos operacionais e tempo de resposta”, destacou o superintendente de Gestão da Autoridade de Trânsito da CET, Antônio Tadeu Prestes de Oliveira (mais conhecido como Toni).

Ele elencou uma série de benefícios esperados, para o Poder Público e o Munícipe, a partir da adesão ao Radar:

  • Aprimoramento da gestão de infrações;
  • Acesso direto ao Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito);
  • Acesso aos dados nacionais de veículos e condutores (Renavam/Renach);
  • Possibilidade de implementar uma JARI Digital (Junta Administrativa de Recursos de Infrações);
  • Possibilidade de fazer customizações na ferramenta Radar para atender às necessidades da CET, sem gastos adicionais;
  • Redução de custos para a CET (em relação a armazenamento de processos físicos e de impressões de notificações ao condutor infrator);
  • Recebimento de defesas, recursos e requerimentos por meio digital, evitando deslocamentos do cidadão.

Ainda segundo Toni, o sistema possibilitará que os agentes de trânsito utilizem um aplicativo para registros eletrônicos de autuações e remoções de veículos, integrando todas as informações em tempo real. “Isso significa mais controle, rastreabilidade e transparência para toda a gestão do trânsito na cidade.”

Como explicou o gerente do Departamento de Negócio de Soluções Digitais do Serpro, Diego Costa, esse aplicativo é o AUTUA, que deverá substituir o e-AIT usado pelo corpo operacional da CET, atualmente.

“A primeira fase de implantação do Radar é, justamente, a parte do talonário eletrônico. O e-AIT atualmente em uso deveria passar por uma nova homologação em maio, em Brasília. Com o nosso agente em campo utilizando o AUTUA, isso já não será mais necessário. Não haverá mais esse custo”, disse Toni.

Na visão do diretor administrativo-financeiro da CET, Rafael Rodrigues de Oliveira, o sistema Radar trará inovação tecnológica com ganho de eficiência e economicidade. “Além de ter uma ferramenta que vai possibilitar uma melhor gestão com relação aos indicadores que precisamos para tomar decisões estratégicas, trará benefícios para a população, que terá toda a visão do processo de autuação, incluindo recurso de multas”, analisou Rafael.

Relação “ganha-ganha” – O superintendente de Negócios com Clientes Finalísticos do Serpro, Brenno Sampaio, resumiu a parceria estratégica com a CET como um ganha-ganha: “Vamos juntar a proficiência da CET na temática Trânsito combinada com a expertise do Serpro sobre soluções digitais. É uma conquista extremamente importante ter a CET como cliente. Afinal, estamos falando do terceiro maior órgão autuador do Brasil (atrás apenas do DNIT e da PRF).”

Sob a ótica do cidadão beneficiário final da modernização em curso, Sampaio interpretou: “Toda vez que se faz um projeto de transformação digital com um efetivo ganho real, a gente tira o cidadão do balcão de atendimento presencial. Hoje, como se sabe, Tempo é dos ativos mais valorizados pela sociedade contemporânea.”

Thiago Baere, superintendente de vendas do Serpro, concluiu: “Além de favorecer a população, isso traz uma economia operacional para a CET: provavelmente, pessoas que hoje ocupam um espaço de operacionalização na Companhia poderão ocupar um espaço de execução de política pública.”

Cronograma de implantação – Na segunda parte do workshop, foi exposto o cronograma de implantação do Radar na CET. Em meados de março, o talonário eletrônico AUTUA deverá estar em uso pelos agentes de trânsito em campo. No final de julho, está prevista a concretização total da migração do Radar.

O contrato assinado com o Serpro em outubro de 2024 tem duração de cinco anos.

Além da CET, o Radar é utilizado por outros 62 órgãos brasileiros, entre entes municipais, estaduais (12 capitais, dentre as quais o Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife) e federal (ANTT). No Estado de São Paulo, o sistema é realidade em cidades como Santos, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Em sua base, já foram processadas mais de 30 milhões de multas, o que equivale a 10% das infrações registradas no País.

Veja o vídeo com entrevistas do evento: