Equipe da GAF reformou mais de 28 deles, entre caminhões, vans e empilhadeiras

A equipe da Gerência de Administração e Manutenção da Frota (GAF) reformou e adaptou mais de 28 veículos pesados que compõem a frota da Companhia de Engenharia de Tráfego, dentre os quais estão seis caminhões, quatro vans e três empilhadeiras usadas nos pátios de apreensões. O trabalho, feito entre 2024 e janeiro de 2025, recuperou viaturas importantes na rotina diária da operação viária da cidade de São Paulo.

“Iniciamos o processo de melhorias e reformas dos veículos pesados em 2024, com aqueles que estavam precisando de mais cuidados e atenção. Devido ao custo de aquisição ser alto e à necessidade desses veículos estarem ativos 24 horas, todos os dias do ano, (eles) necessitam de um acompanhamento e trato diferenciado, como por exemplo as vans utilizadas na montagem diária das faixas reversíveis”, explica Antônio Otávio Trigueiro de Sousa, gerente da GAF.

Costuma-se aproveitar o período do final e início de cada ano, quando não há ativação das reversíveis (a lentidão em janeiro tende a ser menor), para se fazer a revisão dessas vans. São quatro no total.

Em 2025, está prevista a aquisição de mais 15 vans só para a operação das faixas reversíveis, além de 200 novas motocicletas e outros 615 veículos flex e à diesel que serão locados. O reforço trará mais modernidade à frota da Companhia.

Pensando nisso, para aprimorar o processo de operação das reversíveis, a GAF estuda a possibilidade de incorporar um veículo conhecido como “papa cone”, capaz de colocar e retirar os cones das faixas reversíveis de modo automático, o que beneficiaria a saúde dos agentes que executam a montagem/desmontagem manualmente.

Frota em números – Com 1.028 veículos, a frota da CET se compõe de unidades próprias (444), locadas (409) e classificadas como “a leilão” (175 veículos baixados e descaracterizados para irem a leilão). Portanto, ativas efetivamente são pouco mais de 800 viaturas, distribuídas por diversas áreas da CET (GETs, GES, GOB, GPO, GED, Sinalização, Administrativo, Planejamento, superintendências, etc.).

Nesse conjunto, há 46 veículos pesados (21 caminhões e 25 guinchos de variados portes: seis modelos rampa, 11 leves, um médio e sete pesados; todos empenhados em campo), dois tratores modelo BobCat e outros equipamentos a exemplo das carretinhas úteis no transporte de motocicletas.

Em 2024, as viaturas da CET consumiram mais de 1,9 milhão de litros de combustíveis e rodaram mais de 12 milhões e 500 mil quilômetros. Essa quilometragem equivale a mais de 310 voltas ao mundo.

Toda manutenção necessária ocorre rotineiramente na oficina da GAF, que ocupa uma área de 3.471 m2 na Barra Funda (Complexo CETET).

A oficina realiza serviços de mecânica de veículos leves e pesados, borracharia, elétrica, funilaria, retífica, tapeçaria e pintura. Além de revisões e manutenções em geral, a oficina conserta viaturas acidentadas e/ou que tenham sofrido vandalismo.