Comissão eleita para o biênio 2025/2027 foi empossada em 5/12

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) oficializou na sexta-feira de 05/12 a nova gestão da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho e Assédio (CIPA), que atuará entre 2025 e 2027. A cerimônia de posse foi realizada no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET), na Barra Funda, e reuniu representantes da Diretoria, gerências ligadas à saúde e segurança do trabalho e os novos integrantes eleitos pelos funcionários.

O presidente da CET, Milton Persoli, participou do evento e ressaltou a importância estratégica da CIPA, especialmente pela integração com os brigadistas.

A CIPA é uma atividade de extrema importância para nós. Quando pensamos na visibilidade dos brigadistas, foi essencial garantir identificação e respeito a esse papel. Agora durmo tranquilo sabendo que temos pessoas treinadas cuidando da gente. Essa integração fortalece a segurança da empresa”, declarou Persoli.

Ele enfatizou o sentimento de pertencimento dos funcionários à Companhia: “A CET tem alma, tem amor e orgulho do que faz. Quem chega aqui percebe que nossos profissionais amam essa empresa. Isso nos diferencia. Nós temos orgulho do trabalho que realizamos.

A supervisora do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSS), Márcia Soares, destacou o desafio da nova CIPA, que ultrapassa a prevenção de acidentes e passa a consolidar, de forma permanente, o combate ao assédio no ambiente corporativo.

Hoje celebramos um dia tão especial, unidos pela premissa de preservar vidas e patrimônios dessa empresa tão amada que é a CET. Completo 46 anos aqui, e nesse tempo conquistamos nosso espaço na cidade, trabalhando com criatividade, desafios e vitórias. Agora temos uma missão importante: garantir a segurança de todos da CET”, afirmou.

A mesa homologou os nomes indicados e eleitos da CIPA Operação, responsável por acompanhar rotinas de campo, operação viária e equipes técnicas. Também foi referendada a composição da CIPA Administração, responsável pela estrutura interna, áreas administrativas e suporte corporativo.

A presidência da CIPA será exercida por Edson de Oliveira Russo: “Hoje é uma grande honra ocupar a CIPA na qualidade de presidente. É um cargo extremamente importante, ainda mais com a junção dos brigadistas, uma função essencial. A CIPA é muito bem recebida por essa gestão nova, e vou cuidar dessa grande família que é a CET.

Russo disse que pretende manter o trabalho desenvolvido pela gestão anterior e ampliar iniciativas preventivas. “Assim que houver a transição, pretendo dar continuidade ao trabalho da atual presidente Eliane. Quero manter o excelente trabalho dela e fortalecer cada vez mais as ações da CIPA.”

Gerente de Recursos Humanos, com experiência na CIPA e tendo atuado no DSS, Ana Rita Santos Souza relembrou avanços construídos ao longo dos anos, como a ampliação da brigada de incêndio e campanhas internas de autocuidado.

É muito especial para mim, porque já fui presidente da CIPA e supervisora do DSS. Tivemos uma brigada muito tímida e conseguimos ampliá-la para toda a empresa. Hoje temos coletes, treinamentos, integração com os cipeiros e campanhas de autocuidado, e isso fortalece a cultura de segurança dentro da CET”, disse.

Após a leitura e assinatura da ata, todos os representantes — titulares e suplentes — oficializaram o início do mandato, válido até 2027. A sessão foi encerrada com o compromisso de intensificar ações de prevenção, saúde e combate ao assédio, reforçando a proteção e o cuidado com os profissionais que atuam diariamente para garantir a mobilidade e o funcionamento do trânsito na cidade de São Paulo.

Texto: Guilherme de Souza Silva, estagiário na Assessoria de Imprensa da CET
Fotos: Guilherme de Souza Silva e Ravi Brunelli