Confira como foi a entrega do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Na manhã de 4/12, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou a cerimônia da 15ª edição do Prêmio CET de Educação de Trânsito. Ao todo, 11.849 trabalhos foram inscritos em 15 categorias, sobre o tema Respeitar a faixa de pedestres e o semáforo preserva a vida!
O evento, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), reuniu 45 vencedores (3 por categoria), autoridades, funcionários da CET, representantes do Detran SP e demais convidados.
O presidente da CET, Milton Persoli, destacou a importância do Prêmio CET como um momento de integração entre as áreas de Educação e Trânsito associado à participação da sociedade. “É um momento em que a população, as escolas e o público podem se manifestar, trazer o seu sentimento em relação ao trânsito, à necessidade da educação e dessa integração entre educação e trânsito.”
No início da cerimônia, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda, reforçou que fortalecer essa relação entre poder público e comunidade escolar é essencial para transformar o comportamento no trânsito. Segundo ele, “o mais importante hoje não é apenas considerar o papel do poder público, mas garantir a presença efetiva desse poder dentro da comunidade escolar, mantendo um diálogo constante, e desenvolver uma massa crítica interessada em promover a segurança no trânsito”, concluiu.
Três escolas se destacaram pelo alto volume de trabalhos enviados e foram homenageadas com menções de Honra ao Mérito:
- Escola Homero Vaz do Amaral, que apresentou 418 trabalhos;
- Colégio Filomena de Marco, com 316 trabalhos inscritos;
- EMEF Lourenço Filho, com 243 trabalhos concorrentes.
A EMEF Lourenço Filho contou com a participação maciça do Ensino Fundamental I. A professora Renata Reis celebrou: “É muito importante que os estudantes se vejam como parte do trânsito. Gosto muito da ideia da CET de utilizar a arte como forma de expressão, seja por meio de desenhos, poesias ou músicas. Podemos trabalhar com as crianças para que elas se percebam como participantes do trânsito e responsáveis também pela própria segurança, observando a faixa de pedestre e a sinalização em geral.”
Entre os participantes desta edição, o Colégio Imperatriz Leopoldina também marcou presença incentivada pelas professoras Gislaine Aparecida e Paula Marques. “O Colégio já faz um tempo que participa do Prêmio CET, e o intuito da Companhia é muito importante. Todos os anos a gente incentiva nossos alunos a participarem e refletirem.”, afirmou Marques.
A cerimônia foi animada por duas apresentações. Primeiro, o tenor Gilberto Galli encantou o público interpretando clássicos italianos, como Mia Gioconda e O Sole Mio. Encerrando o evento, o Grupo Orquestra de Sucata trouxe uma performance muito animada, utilizando instrumentos musicais feitos de materiais reciclados, como porta de carro, tambor de plástico, latas, etc.
Carolina Barbosa, de 86 anos, participou pela primeira vez da premiação, concorrendo na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual conquistou o terceiro lugar. Ela ressaltou: “Nós, seres humanos, precisamos sempre respeitar uns aos outros. Em alguns lugares as pessoas respeitam bastante. Tenho viajado para outros lugares e vejo que nem sempre se respeita como se respeita aqui.”
Vitor Carvalho, de 38 anos, participa da premiação desde 2019 na categoria Universitários. Em sua primeira participação, ele foi vencedor e, desde então, tem marcado presença constante no pódio: “É muito importante não só estimular a criatividade e o nosso senso crítico de observar as coisas com mais atenção. O que acho mais legal é que, como professor da rede municipal, sempre incentivo meus alunos a participarem, tanto para desenvolver o lado criativo quanto para que a gente pare e reflita. Às vezes, passamos por uma faixa de pedestres sem pensar na importância de todo o planejamento e estrutura por trás dela.”
Erika Cabral, de 24 anos, concorreu na categoria Condutor: “Precisamos ter mais consciência ao estar no volante, principalmente respeitando as sinalizações da nossa cidade, que indicam o que podemos ou não fazer. Respeitar o semáforo e a faixa de pedestres é essencial para termos uma boa convivência no trânsito.”
Na saída, o público recebeu um brinde composto por um caderno, um calendário de 2026 com os trabalhos vencedores e uma sacola com a logomarca do 15º Prêmio CET.
A seguir, confira os trabalhos de alguns vencedores desta 15ª edição. A relação completa dos premiados pode ser acessada no link:
Vejo o vídeo do evento publicado nas redes sociais da CET:
Texto: Higor Santos, estagiário na Assessoria de Imprensa da CET.
