Uma boa alimentação não se resume em escolher alimentos com mais nutrientes que outros. Significa também comer aquilo que nos dá prazer. Juntar a satisfação com a saúde tem tudo a ver com uma vida saudável.

Reprimir a sua vontade de comer alguma coisa não contribui para a sua saúde e muito menos para o seu bem-estar. O melhor é apostar na variedade e dosar a quantidade, buscando o equilíbrio dos nutrientes necessários para deixar você cheio de energia e disposição.

E como abrir mão de um churrasco com os amigos ou da lasanha com a família no domingo está fora de questão, o que você pode fazer é buscar alternativas mais leves para acompanharem suas refeições, como uma salada ou um suco natural bem refrescante. E se você exagerar um pouquinho hoje, amanhã compense com um prato mais leve e pronto. A conta fica redonda!

ATENÇÃO AO SAL

Nos restaurantes, fique longe dos envelopinhos para não cair na tentação de salgar ainda mais a comida, que geralmente já é bastante temperada. Lembre-se também de consumir com moderação alimentos como carnes defumadas, embutidos, picles e azeitonas. E, sempre que possível, opte por produtos frescos ou com pouca quantidade de sódio ou sal.

Fazer este controle é um difícil desafio, mas fundamental para evitar sérios problemas de saúde. E ainda você pode aproveitar para descobrir novas maneiras de temperar a sua comidinha, utilizando ingredientes mais saudáveis e apreciando sabor dos alimentos.

Você sabia que existe também o sal ligth? Contém apenas 40% de cloreto de sódio em relação ao sal tradicional

Fonte:
Cyntia Carla da Silva. Nutricionista, especialista distúrbios e risco cardiovascular.
Coordenadora de Nutrição do Hospital do Coração – SP.

Gerência de Recursos Humanos
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS