As festas de fim de ano estão chegando e com elas as refeições e sobremesas irresistíveis. Além de todas as calorias consumidas na ceia, em geral as pessoas repetem a dose no almoço do dia seguinte e continuam comendo em excesso no Reveillon.

Quem está controlando o peso deve evitar os alimentos mais calóricos durante a ceia, não deve repetir a ceia no dia seguinte e precisa alimentar-se com moderação nos dias que antecedem a festa de fim de ano.

É possível controlar o peso durante as festas. A melhor alternativa é evitar o excesso de calorias, tão comum nesta época do ano.

Como sabemos, no Brasil, a ceia é composta basicamente por uma mistura de pratos tradicionais europeus.
Acontece que nos países da Europa, o Natal acontece no inverno, e aqui no Brasil em pleno verão. Por isso, os pratos europeus são mais calóricos, elaborados com carnes gordas, nozes, frutas secas, etc.

É possível criar uma ceia de Natal leve, sem excesso de carnes gordurosas, abusando de temperos leves e ervas finas. A grande variedade de legumes e frutas cultivados no Brasil permite enfeitar os pratos típicos das festas, como o peru e o chester, tornando-os mais apetitosos e saudáveis. As frutas podem também ser uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas.

Para aqueles que não abrem mão de uma ceia saudável, seguem algumas dicas e sugestões de como compor uma ceia leve, gostosa e equilibrada:

• Antes de participar da ceia natalina, alimente-se de frutas ou sanduíches leves. Você chegará com o mínimo de fome e na hora da ceia comerá menos.

• Em relação às proteínas de origem animal, dê preferência para o peru ou chester ou peixes. Modere na quantidade de pernil e tender, pois possuem uma quantidade maior de gordura.

• Não misture os carboidratos em uma mesma refeição. Divida a quantidade de arroz e farofa na mesma refeição. Ou se optar pelo arroz, não consuma a farofa.

• Cuidado com as castanhas, nozes, amendoins e frutas secas em excesso, pois são muito calóricos apesar de serem saudáveis.

• Não abuse de frutas cristalizadas, pois contêm açúcar refinado, tornando-as calóricas.

• Prefira sempre pratos assados.

• Não exagere nas bebidas alcoólicas, pois além do teor alcoólico, elas contêm açúcares.

• Como entrada, prefira palitos de legumes ao invés de canapés e patês a base de maionese.

• Tempere a salada com limão, vinagre, azeite de oliva extra virgem e pouco sal. Evite molhos à base de maionese e molho shoyu.

• Dê preferência a panetones com recheio de frutas cristalizadas, e não com recheio de chocolates. Mesmo assim, não exagere

Mas se mesmo assim, não for possível resistir à tentação, a dica é no outro dia correr ou caminhar para queimar as calorias do que comeu em excesso e fazer uma alimentação leve.


IMPORTANTE

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações e dicas em saúde possuem apenas caráter educativo.


Fonte:
Dra. Tatiana Gabanela da Costa Bonadia Nutricionista – CRN 3 – 15989

Gerência de Recursos Humanos
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS