Veja abaixo algumas atitudes que podem ajudar a manter seu bem-estar físico e mental:

Mantenha a mente ativa: Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.

Respire mais profundamente. O sangue precisa de oxigênio. A respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente durante alguns minutos do dia, preferencialmente em algum lugar com muito ar puro.

Faça exercícios físicos diariamente. Caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de yoga, jogue vôlei, futebol, basquete, tênis. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.

Saboreie um bom chocolate. Em pequenas quantidades, ele pode ser benéfico à saúde. Segundo estudo do King’s College, de Londres, a quantidade de flavonóides encontrada em 50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçãs, duas taças de vinho ou sete cebolas. Os flavonoides têm sido apontados como importantes armas no combate aos radicais livres.

Pratique meditação. Considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens do céu. Isto é, não se prenda a eles — apenas observe-os e deixe-os passar.

Tenha mais contato com a natureza. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a ouvir a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.

Durma bem. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.

Seja mais otimista. Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva melhora o bem-estar e diminui o risco de doenças.

Se alimente bem. Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Inclua doses de fibras, frutas e verduras no seu dia-a-dia. Evite comer muita fritura e doces. Cuidado com as quantidades, comer menos e mais vezes é a melhor solução.

Aceite sua vida. Em primeiro lugar é importante deixar claro que aceitar não significa se acomodar e se conformar com situações que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver ao seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo em sua casa, sua família, sua cidade e em tudo mais que estiver à sua volta.

Auto-estima é a avaliação positiva ou negativa que um ser faz de si mesmo, algumas pessoas precisam de fatores externos como ter sucesso no trabalho ou com relacionamentos para se sentirem felizes enquanto outras independente do que acontece a sua volta continuam com seu estado de humor inabalado,auto-estima é uma personalidade que deve ser construída e melhorada a cada dia para que melhore sua qualidade de vida e seu relacionamento com o mundo,veja todas as dicas para melhorar sua auto-estima.

Assuma a responsabilidade da sua vida: Pare de culpar o mundo ou as outras pessoas por seus fracassos, deixe de ter atitudes passivas e responsabilize por promover mudanças positivas na sua vida.

Estabeleça metas e objetivos: Ninguém consegue ser feliz e ter auto-estima sem traçar nada para o futuro, tenha na sua vida sempre metas e objetivos possíveis mesmo que você tenha que conquistá-los pouco a pouco ,cuidado com metas muito difíceis de serem atingidas pois você pode se frustrar por não conseguir conquistá-las.

Conheça a si mesmo: Aprenda quais são seus valores, qualidades e fraquezas analisando o que realmente é importante para você,pois isso vai ajudar você a tomar decisões e mudar atitudes.

Faça algo por você: Dedique algum tempo e dinheiro para fazer algo que seja realmente por você, pode ser um curso, dança ou algum instrumento que sempre quis aprender mais sempre acabou desistindo.

Aceite seus defeitos: Ninguém é perfeito e todos têm defeitos e virtudes, você não é diferente, por isso se aceite do jeito que é e não se trata de ser acomodado pelo contrario você deve buscar diariamente melhorar o que esta errado e reforçar o que já esta correto.

Encare o fracasso: Não deixe que o fracasso diminua sua auto-estima,aprenda com seus defeitos e faça de cada derrota uma oportunidade de aprendizado e esteja sempre pronto para encarar novos desafios.

Seja uma pessoa social: Divirta-se e amplie sua relação com outras pessoas, saia com amigos, conheça novas pessoas que tenha auto-estima elevada, arrume seu quarto compre algo que você goste.

Afaste-se de pessoas negativas: Esse tipo de pessoa tem o poder de contaminar a todos com sua baixa auto-estima, também se deve excluir de seu grupo social os críticos, pois essas sempre irão encontrar algo negativo na sua personalidade para deixar você para baixo, prefira pessoas positivas, alegres e que sempre estão com o astral elevado, porque essas pessoas acabam contagiando você com a boa auto-estima delas.
O importante é você melhorar sua auto-estima a cada dia, ninguém muda da noite para o dia, comece com atitudes simples e construa uma personalidade mais forte e diferente daquela que a sociedade e a vida construíram. Ao invés de esquecer seus problemas enfrente-os, exponha-se a derrota afinal é preciso jogar um joga para vencê-lo,acredite em você, nas suas virtudes e no seu potencial,prefira a companhia de pessoas que gostem de você e tenha muita força de vontade para buscar e conquistar seus desejos,você é a única pessoa capaz de mudar seu destino ,para ter auto-estima você precisa amar a si mesmo para que o mundo faça o mesmo.

Vamos a Luta!!!

Autor: Adriano Moura

Gerência de Recursos Humanos
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS