O que é próstata?

Presente apenas no homem, a próstata é uma glândula localizada na parte inferior do abdômen, logo abaixo da bexiga, na frente do reto, que circunda a uretra e tem o tamanho de uma noz, pesando cerca de 20 gramas. Ela é responsável pela produção de uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula e os espermatozoides, forma o sêmen.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata corresponde à segunda causa de morte dos homens no Brasil. É também o câncer mais comum entre os homens.

Na maioria dos casos, o tumor cresce lentamente, podendo levar 15 anos para alcançar 1 cm³, e em geral ocorre em homens acima de 50 anos, por isso a avaliação em homens de 40 a 45 anos. Ao ser diagnosticado em estágio inicial, o câncer de próstata tem grandes chances de cura.

O popularmente exame conhecido como “toque retal” é o modo mais eficaz de detectar se há ou não alterações na próstata, pois o reto é a única via natural de acesso por estar muito próximo a essa glândula. Após a confirmação do diagnóstico de câncer de próstata, outros exames são realizados para saber se há ou não metástase.

É possível prevenir o câncer de próstata?

A origem do câncer de próstata é desconhecida. Existem alguns fatores de risco, como o genético (a presença da doença em parentes de 1º grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse tipo de câncer em 18%).

Alguns estudos sugerem que dieta rica em gorduras e carne vermelha aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata, enquanto a ingestão de frutas e vegetais e exercício físico regular ofereceriam proteção.

Dessa forma, o mais indicado é adotar como rotina a realização dos exames preventivos a partir dos 45 anos. Os dois principais exames são o clínico (toque retal) e o laboratorial (dosagem do antígeno prostático específico, mais conhecido como PSA).

Quais são os principais sintomas da doença?

Na fase inicial, o câncer de próstata não causa sintomas, mas pode apresentar:

• Dor ou queimação ao urinar;

• Jato urinário fraco;

• Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite;

• Presença de sangue na urina.

Sintomas como esses são mais frequentemente associados ao crescimento benigno da próstata, mas podem estar relacionados ao câncer de próstata, e servem como sinais de alerta.

É importante destacar que a presença de um ou mais desses sinais não significa que a pessoa esteja com câncer de próstata, pois outras doenças apresentam sintomas semelhantes. Por isso, é fundamental consultar o médico para o correto diagnóstico e indicação de tratamento.


IMPORTANTE

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações e dicas em saúde possuem apenas caráter educativo.


Fonte:
Hospital A.C. Camargo

Gerência de Recursos Humanos
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS