Os pés precisam de cuidados diários, pois suportam permanentemente o peso de nosso corpo tornando-se vulneráveis. Além disso, possuem poucos lipídios e a fricção diária causa seu ressecamento, tornando a pele mais áspera e espessa.

Para cuidar bem da pele dos pés e mantê-los sempre bonitos e macios é necessário seguir algumas dicas básicas:

1. A higiene dos pés

É extremamente importante higienizar os pés diariamente com cuidado. Deve-se limpar muito bem entre os dedos e secar bem para evitar a proliferação de microrganismos. Além disso, é importante cuidar bem da higiene das meias e sapatos, para evitar odores desagradáveis.

2. Hidratação

A hidratação é peça-chave para que os pés permaneçam sempre macios e bonitos. Após o banho é importante utilizar um hidratante específico e, se possível, calçar meias para dormir, isso ajudará no processo de hidratação da pele.

3. Cuidado com os sapatos

Evite o uso de sapatos apertados e de bico fino, que podem causar bolhas e calosidades. Se for utilizar sapatos de salto alto, escolha aqueles de bico mais largo ou com salto plataforma, que exigem menor esforço da musculatura e diminuem o risco de joanetes.

Uma pele ressecada e áspera

A tendência é que a pele dos pés se torne gradativamente mais áspera e desconfortável. Podem surgir calosidades, fissuras e até mesmo rachaduras.

A exposição dos pés aos atritos do meio ambiente com o uso de sandálias, assim como a constante fricção das meias e calçados, pode provocar um espessamento da camada córnea da pele, deixando os pés desconfortáveis.

Previna-se

Para que a pele dos pés fique macia ao toque, o ideal é utilizar cremes hidratantes com manteiga de karité, glicerina e alfahidroxiácidos. Eles devem ser aplicados ao deitar, sempre com meias de algodão. Para combater calosidades, deve-se evitar sapatos apertados e de bico fino ou utilizar protetores de silicone nos locais de proeminência dos ossos, antes de calçá-los.

Fonte:
http://www.laroche-posay.com.br/

Gerência de Recursos Humanos
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS