Dermatologista lista quais sinais da unha você não deve ignorar

Alteração na cor e aspectos das unhas podem significar problemas de saúde.

Além de deixarem as mãos mais bonitas, as unhas protegem as pontas dos dedos e são grande aliadas na hora de descobrir como anda a sua saúde.

Como é uma unha saudável

De acordo com a dermatologista Dra. Carolina Pontes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a unha é uma lâmina córnea flexível por camadas de queratina. “Ela pode apresentar alterações que traduzem algum problema de saúde”, afirma.

A especialista explica que uma unha saudável é aquela levemente rosada e com a lúnula – área da unha que fica logo acima da cutícula – branca. “Ela também não apresenta descoloração, depressão ou escamação. Além disso, cutículas saudáveis não apresentam fissuras ou pele soltas”, explica.

Alterações nas unhas

Unhas fracas, quebradiças e que escamam podem ser resultados de problemas como anemia e hipertireoidismo. “As alterações na tireoide também mudam o aspecto das unhas”, afirma a dermatologista.

Ainda segundo a especialista, mudanças na cor da unha podem significar doenças renais, hepáticas, pulmonares ou cardíacas. “A coloração arroxeada, por exemplo, evidencia problemas pulmonares, enquanto o tom amarelado pode ser resultado de dermatoses”, resume. A diabetes deixa as unhas cheias de ondulações e com um tom avermelhado.

As manchas brancas acontecem em decorrência de deficiências alimentares, como falta de zinco e vitamina B3. “Os pontinhos brancos, muito comuns em crianças e adultos, são consequência de pequenos traumas na matriz da unha e recebem o nome de Leuconíquia Puntata”, explica. Ainda de acordo com Dra. Carolina, unhas arqueadas, que lembram o vidro de um relógio, refletem possíveis problemas pulmonares e intestinais. Unhas doloridas e que descolam facilmente também precisam de atenção.

Contudo, a especialista destaca a importância de consultar um especialista para verificar o que a alteração na unha quer dizer. “O uso de alguns medicamentos e dietas radicais também podem mudar a cor e o aspecto delas”, completa.

Fonte:
uol.com.br/saude/temas/bem-estar

Gerência de Recursos Humanos
Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS