Na manhã de 04/12, a CET realizou a cerimônia de entrega do seu 14º Prêmio de Educação de Trânsito, prestigiada por 103 convidados e 38 premiados. No auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, a solenidade marcou o reconhecimento de trabalhos voltados a refletir sobre a importância da segurança no trânsito.

Neste ano, foram 7.941 inscrições e 5.561 trabalhos em 15 categorias, abordando o tema central: “Mobilidade segura é para todos: Respeito no trânsito é respeito pela vida!”. Ao todo, 45 obras foram laureadas.  

O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda, fez questão de congratular o staff responsável pela organização do certame. “A presença da Educação para o Trânsito é algo que motiva a construção de uma sociedade mais próxima de todos aqueles que necessitam da circulação, da convivência no ambiente urbano. Trazer isso para a comunidade escolar é um alicerce fundamental para uma sociedade que tem este viés de sempre entender que o mais importante é uma condução segura, seja do pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. A CET, sempre pioneira, vem trabalhando de maneira contínua nesse sentido.”, concluiu.

Representando o presidente Hemilton Inouye, o diretor administrativo e financeiro, Rafael Rodrigues Oliveira, lembrou que a Educação é um dos pilares da CET: “Entregamos para o município de São Paulo um trabalho de qualidade.”, referindo-se ao impacto positivo das ações educativas desenvolvidas pela empresa na cidade.

Três escolas se destacaram pelo alto volume de trabalhos enviados, sendo homenageadas com menções de Honra ao Mérito: EMEF Professora Alice Meirelles Reis, EE Professor Benedito Ferreira de Albuquerque e o Colégio particular Filomena de Marco.

Professor da EMEF Professora Alice Meirelles Reis, Roberto Batista parabenizou a CET pela iniciativa de um prêmio de Educação de Trânsito: “Parabenizamos a CET por este trabalho magnífico. É a segunda vez que nossa escola participa. Nossos alunos são sempre incentivados a se inscrever.”

Na abertura e no encerramento, a cerimônia foi animada, respectivamente, pelas performances do Grupo Ensemble da Fundação Theatro Municipal e do Coro Masculino da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Na saída, o público ganhou um brinde composto por um caderno, um calendário de 2025 e uma sacola com a logomarca do 14º Prêmio.

A seguir, confira depoimentos de alguns vencedores desta 14a. edição. A relação dos premiados pode ser encontrada no link: https://www.cetsp.com.br/consultas/educacao/14o-premio-cet/trabalhos-premiados.aspx

Depoimentos

“Foi a primeira vez participando, e achei bem interessante. Deveria ser mais divulgado, até nas emissoras, para mais pessoas saberem que o trânsito deve ser mais seguro.”

Adriana Dalva de Souza Martins, 2ª colocada na categoria 15 (Servidores, estagiários e respectivos familiares SMT (DTP, DAF), CET e SPTrans com 18 anos ou mais)

 

“O prêmio é uma iniciativa muito legal, porque é uma tentativa de popularizar a ideia de mobilidade segura para todos.”

Matias Cardoso Grande, 1º colocado na categoria 8 (Universitário)

 

“Eu fiz uma pessoa na cadeira de rodas, para incentivar a inclusão. A mobilidade no trânsito é muito importante e deve ser discutida mais nas escolas.”

Laís Caixeta Cotrim, 1ª colocada na categoria 5 (Ensino Fundamental – 8o. ou 9o. ano)

 

“A Faixa Azul veio como uma ‘mão na roda’ (sic) para a segurança da gente chegar bem em casa.”

Fabricio de Jesus Vieira, 2º lugar na categoria 11 (Condutor Duas Rodas)

 

“Não esperava ganhar, foi muito legal! Vou continuar participando e incentivando outras pessoas.”

Philip Jordan, 1º lugar na categoria 6 (Ensino Médio)

 

“Através da empatia, a gente muda a rotina das pessoas. Isso pode salvar vidas.”

Cristhiani Martinez Meireles, 1º lugar na categoria 7 (Educação de Jovens e Adultos – EJA)

 

Texto: Izabel Santa Fé
Fotos: Marcos Mattos e Antônio Nascimento

Vídeo sobre o evento publicado nas redes sociais: